Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tom Zé e sua galáxia

Tom Zé por André Conti
Tom Zé por André Conti

Tom Zé lança o álbum Vira Lata na Via Láctea, em shows no Sesc Vila Mariana dias 31/10, 1 e 2/11

Um dos grandes nomes da Tropicália, Tom Zé faz show em que apresenta ao público o seu mais recente CD, batizado de Vira Lata na Via Láctea, dentro da Série Lançamentos. O show leva para o palco as canções que falam sobre temas diversos, que vão da geração Y até Elis Regina.

A irreverência do disco é transbordada ao vivo no show. “O palco é completamente diferente do disco”, avisa Tom Zé. "Quando vou cantar gosto de acrescentar camadas que só consigo através do corpo, dos movimentos e dos objetos ao meu redor, que entram para ajudar a falar outra língua”, complementa. Quem já presenciou ao vivo sabe: uma noite nada será como a outra. “É como eu fiz toda vida, não sei fazer de outra maneira”, afirma.

Desde 1976, Tom Zé se debruçou sobre temas que guiaram seus discos e deram a ele o papel de estudante da turma da Tropicália, como bem previu Rogério Duprat no encarte do antológico Panis et Circenses, lançado bem antes em 1968. “Acabei virando o CDF”, brinca Tom Zé. De lá pra cá, seus discos passaram a bossa, o samba, o pagode, abordaram temas como a mulher e trouxeram análises sobre “Tribunal do Feicebuqui”. Vira Lata na Via Láctea, seu novo trabalho independente que sai pela Pommelo Distribuições, começa rompendo com sua própria trajetória ao se libertar para falar de diversos assuntos e transitar por diferentes sonoridades no mesmo disco.

Guiado pelo tema livre, com direção artística de Marcus Preto e produção de Daniel Maia, Tom Zé fala, pelas quatorze faixas do álbum, sobre a geração Y, a curiosidade da humanidade e Elis Regina. Também se aproxima de diversos músicos da nova cena: Criolo aparece com o samba Banca de Jornal; a Filarmônica de Pasárgada com Gustavo Galo, Tatá Aeroplano, Tim Bernardes (O Terno) e a Trupe Chá de Boldo estão em Geração Y e Kiko Dinucci participa em Retrato na Praça da Sé. Mas antigos amigos também se fazem presente: Milton Nascimento divide os vocais em Pour Elis, música inspirada em carta que Fernando Faro dirigiu à Elis Regina, e Caetano Veloso fez Pequena Suburbuna, a primeira parceria e dueto entre os conterrâneos.

No palco, o cantor é acompanhado de Daniel Maia (guitarra, violão e baixo, vocal), Cristina Carneiro (teclado e vocal), Jarbas Mariz (viola de 12, cavaco, percussão e vocal), Felipe Alves (contrabaixo, violão, cavaco e vocal) e Rogério Bastos (bateria).

:: Tom Zé convida

:: Ouça a música Geração Y, do CD novo

o que: Tom Zé
quando:

31/out, 1 e 2/nov

onde:

Sesc Vila Mariana