Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Move Escolas, Empresas e Comunidades

Crianças na oficina de tênis, com a atleta Patrícia Medrado.<br>Foto: Daniel Vorley
Crianças na oficina de tênis, com a atleta Patrícia Medrado.
Foto: Daniel Vorley

A Semana Move 2014, que aconteceu de 21 a 28 de setembro, teve crianças, adultos e idosos participando, gente que estuda, trabalha ou já se aposentou. O importante é que todo mundo se movimentou, se divertiu e ficou com um gostinho de quero mais, o que pode incentivar a prática de atividades futuras

A Semana Move é uma realização da campanha Move Brasil em parceria com o Sesc e outras instituições, que pretende reforçar aos brasileiros a importância da prática de esportes e de atividades físicas em todas as idades, com base no estímulo ao associativismo, na oferta de atividades prazerosas, e no respeito às características de cada pessoa. Além disso, a proposta é que a população perceba que o esporte, além de melhorar a qualidade de vida, promove o desenvolvimento social. A campanha também possui três vertentes: o Move Empresa, o Move Comunidade e Move Escola.

O Move Empresa engloba atividades destinadas às empresas e instituições. O Move Comunidade envolve todas as programações voltadas aos frequentadores das unidades do Sesc e dos espaços públicos próximos delas. Já o Move Escola abarca programações destinadas às crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares.
 
Os destaques da Semana Move deste ano, no Sesc Vila Mariana, foram duas atividades que compuseram o Move Escola: Tênis com Patrícia Medrado e Trampolim Acrobático. Ambas foram pensadas em horários escolares de terça a sexta, justamente para realizar estes atendimentos escolares.

O tênis é uma ótima opção para quem quer se manter ativo, pois estimula a integração e a sociabilização, podendo ser praticado por crianças, jovens, adultos e idosos. A atleta Patrícia Medrado, que acompanhou a oficina, iniciou no esporte com apenas 10 anos de idade e obteve grandes conquistas nos rankings nacionais e internacionais, como a 48ª posição do ranking mundial simples (1982) e a 9ª em duplas. Atualmente é diretora do Instituto Patrícia Medrado, responsável pela implantação do tênis em 136 escolas públicas, incluindo 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e Clubes Municipais de São Paulo.

Já o trampolim acrobático é divertido e desafiador para todas as idades. Nele são executados saltos acrobáticos (e outros nem tão acrobáticos assim...) em um espécie de cama elástica.

As atividades serviram de incentivo às crianças, que aprenderam que se exercitar pode ser divertido.

Veja abaixo algumas fotos destas atividades com crianças do Programa Curumim e de diversas escolas que visitaram o Sesc Vila Mariana, dentro da Semana Move.