Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Chegamos aos 60!

Editada pelo Sesc São Paulo, a revista A Terceira Idade: estudos sobre envelhecimento chega ao nº 60 e se transforma. Passa a se chamar Mais 60: estudos sobre envelhecimento, em uma clara alusão à faixa etária que no Brasil, segundo o Estatuto do Idoso, encontram-se os cidadãos idosos. O longo período coberto por este periódico dá conta de sua importância no campo da gerontologia social.

Seu formato inicial - Os Cadernos da Terceira Idade - remonta à década de 1977, quando no Brasil, ainda, muito pouco se publicava ou se escrevia sobre o tema do envelhecimento. Precursor em sua intenção, Os Cadernos registraram e divulgaram debates, reflexões - neles estão inscritos as passagens pelo país, a convite do Sesc, de pesquisadores internacionais como Claudine Attias Donfut, gerontóloga francesa - e, ao mesmo tempo, ofereceram espaço para apontamentos e relatos das práticas voltadas ao cidadão idoso em voga à época.
 
Mais 60: estudos sobre envelhecimento pretende manter e acentuar - com os devidos ajustes que se impõem diante da necessidade de atualizações – as dimensões da multidisciplinaridade e pioneirismo de nosso periódico, por intermédio de seu novo projeto gráfico e suas novas seções – ensaio fotográfico, painel de experiência e resenhas – que permitem a ampliação das linguagens que mostram as tendências das reflexões sobre o envelhecer na contemporaneidade.
 
Mais 60: estudos sobre envelhecimento dá continuidade à disseminação da produção de conhecimento do campo da gerontologia - na ênfase à metodologia, prática, depoimentos e imagens - de forma ampla e significativa, contribuindo, assim, para a visibilidade e o entendimento da velhice e do processo de envelhecimento como elementos essenciais para a valorização da pessoa idosa no contexto social. De periodicidade quadrimestral, a revista impressa é distribuída, gratuitamente, a instituições de pesquisa, bibliotecas, universidades e, ainda, encontra-se disponível  no Portal Sesc (clique aqui para ler na íntegra).
 
Na entrega à sociedade desta publicação, o Sesc São Paulo dá continuidade à sua ação educativa, fruto de um sólido projeto cultural, que traz a marca da inovação e da transformação social.