Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A colheita urbana do Mesa Brasil: combatendo a insegurança alimentar e evitando o desperdício

Áster Silva e André Silva selecionam os alimentos que podem ser aproveitados. Foto: Fernando Bisan
Áster Silva e André Silva selecionam os alimentos que podem ser aproveitados. Foto: Fernando Bisan

Passamos o dia com a equipe do Mesa Brasil do Sesc Campinas, conhecendo o trabalho dos profissionais envolvidos e o dia-a-dia das instituições sociais atendidas pelo Programa

O dia no Mesa Brasil do Sesc Campinas começa bem cedo. Ao chegarmos na Unidade às 7h da manhã, o “trio Silva”, elencado pelos ajudantes gerais Ailton Silva e Áster Silva, guiados pelo motorista André Silva, finalizam os últimos detalhes para levar os dois caminhões do Mesa até os locais onde os alimentos serão colhidos. A nutricionista Lilian Rocha, Coordenadora do Programa Mesa Brasil em Campinas, também seguirá conosco, no trajeto de um dos caminhões.

Colheita

Nossa primeira parada é o Tenda Atacado – Loja Amoreiras, uma rede de lojas-armazém que atua na capital e no interior de São Paulo. Adentramos no prédio através dos “bastidores”, por onde entram e saem caminhões, motoristas, carregadores e entregadores, responsáveis por transportar os produtos dos “baús” dos caminhões e prateleiras de estocagem, com destino aos locais onde serão comercializados no salão de vendas.

Os alimentos a serem selecionados pelos ajudantes do Mesa estão próximos a uma das docas de carga e descarga, acomodados em caixotes plásticos, próprios para o transporte de vegetais. À primeira vista os alimentos, compostos por frutas e legumes, aparentam condições impróprias para o consumo. No entanto, o olho clínico de Ailton logo reconhece, com incrível familiaridade, o que ainda pode ser aproveitado. Ele mostra quais características apresentam um legume estragado, ou porque determinado tomate, apesar de amassadinho, ainda serve para preparar um delicioso molho. Enquanto explica esses detalhes, separa os vegetais aproveitáveis nos caixotes brancos do Mesa, que antes de serem preenchidos, são revestidos por um saco plástico transparente. Este saco facilitará a entrega e armazenagem dos alimentos nas instituições sociais que serão atendidas no período vespertino.

mesa-frutas

Lilian se ocupa de conversar com os funcionários do Tenda que acompanham o nosso trabalho. Ela esclarece detalhes sobre o funcionamento do Programa e propõe alternativas para o combate ao desperdício. É importante lembrar que, apesar do Mesa se valer de alimentos que não atendem a determinadas condições de comercialização, a ideia é incentivar os parceiros doadores de alimentos a desperdiçarem cada vez menos, reforçando assim o caráter educativo do Programa. Além disso, Lilian aproveita para sugerir aos funcionários do Tenda que não estão matriculados no Sesc para que o façam. A ideia de poder participar da GMF (ginástica multifuncional) e das atividades socioculturais deixa muita gente animada.

A segunda parada acontece no Supermercado Pague Menos, onde o simpático Aparecido, mais conhecido como Cidinho, nos recebe na doca de carga e descarga. Esta rede de supermercados é um dos parceiros doadores mais assíduos e também um dos mais organizados. Tanto é que há um local específico para armazenar os alimentos que serão coletados pelo Mesa, com sinalização e tudo mais. Esta organização facilita o trabalho dos ajudantes, que logo enchem os caixotes com tomates, pepinos e cebolas.

Nossa próxima parada é a Calusne Farms - Artesãos do Campo, outro parceiro doador assíduo e também o geograficamente mais distante de todos, localizado na zona rural, próximo à Rodovia dos Bandeirantes. O deslocamento do Pague Menos até a fazenda leva aproximadamente 25 minutos, passando literalmente por baixo da Rodovia, com direito a estrada de paralelepípedo e um longo trecho em estrada de terra batida.

A Calusne Farms produz verduras higienizadas, ervas finas, brotos e flores comestíveis, entre outras culturas. As hortaliças reservadas para o Mesa, no caso alfaces, estavam separadas em caixotes e não havia razão para descartar uma folha sequer: todas estavam higienizadas e fresquinhas! Neste caso, o único trabalho dos ajudantes é transferir as alfaces para os caixotes do Mesa. Nossa equipe resolve deixar de lado o caderno de anotações e a câmera fotográfica e coloca a mão na massa, auxiliando na transferência das alfaces. Assim o trabalho é concluído num curto espaço de tempo.

Antes de partirmos, Lilian encontra Silvia, uma das sócias da fazenda, que nos convida para um rápido passeio pela propriedade. As estufas de flores comestíveis são de uma beleza singular. Em poucos minutos, fotografamos uma grande variedade de espécies. Veja na galeria de imagens, ao final do texto.

Mesa Brasil - Flores comestíveis na Calusine Farms

De volta à estrada, nosso destino final é o Enxuto Supermercados, situado no Jardim Aurélia, entre a Calusne Farms e o Sesc Campinas. A colheita é farta: bananas, nectarinas, mexericas, maçãs e até alho poró! Ao todo, 240 Kg de alimentos serão aproveitados.

Distribuição

Após o almoço no Sesc, é hora de distribuir a colheita nas instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil. O caminhão acompanhado por nossa equipe no período da manhã passará por quatro delas, começando pela Casa Antônio Fernando, uma instituição destinada a acolher pessoas que se encontravam em situação de rua.

Quem pensa que a ação do Mesa se resume à distribuição de alimentos está completamente enganado! Nessa instituição, por exemplo, é realizado junto aos cozinheiros e moradores da Casa um trabalho de educação alimentar, onde os próprios moradores montam o cardápio da semana. Lilian comenta que no começo dessa iniciativa, predominavam no cardápio as frituras e os embutidos. Porém, após as orientações da nutricionista acerca das vantagens de uma alimentação balanceada, os próprios habitantes da Antonio Fernando percebiam a importância de diversificar o cardápio, para ter uma vida mais saudável. Assim, passaram a incluir em sua dieta os vegetais e alimentos ricos em vitaminas e minerais. Este trabalho também representa um importante papel, no sentido de promover a autonomia das pessoas atendidas, contribuindo assim para o resgate da dignidade.

Nossa segunda parada é o Convívio Aparecida II. Lá somos recebidos pela Dona Tina, uma das cozinheiras  que participaram do Receitas de Vida, um livro publicado em 2012 pelo Sesc Campinas, reunindo depoimentos e receitas das cozinheiras que trabalham nas instituições sociais atendidas pelo Programa.

O Convivio acolhe crianças destituídas judicialmente de seus pais ou tutores legais, principalmente por maus tratos ou porque essas pessoas estão encarceradas no sistema prisional. Apesar da alegria que proporcionamos ao entregar os alimentos, deparar-se com o vazio no olhar de algumas dessas crianças chega a ser desolador...

Os Seareiros, uma casa que recebe adultos em situação de rua, é o nosso próximo destino. A cozinha da instituição fica num lugar de difícil acesso para o transporte dos caixotes, por isso os próprios acolhidos se dispõem a ajudar, carregando os alimentos até o local onde serão armazenados. Enquanto esse trabalho é feito, Lilian orienta André, o novo cozinheiro d’Os Seareiros, acerca de alguns procedimentos para preservar melhor os vegetais, além de propor algumas receitas com o alho poró.

A última parada é a Unidade de Apoio Infantil do Centro Corsini, uma entidade que é referência nacional nas questões relacionadas à Aids. A Unidade abriga crianças e adolescentes afetados pela doença, que foram destituídos de suas famílias pela orfandade ou por incapacidade de suas famílias proverem os cuidados de que necessitam. Como nossa chegada se deu através da cozinha, não foi possível ter contato com as crianças, mas por outro lado conhecemos o Seu Antônio, que cuida de uma hortinha no terreno da Unidade. O cultivo dos vegetais é feito por ele e pelas pessoas atendidas no Centro Corsini. As alfaces estavam no ponto e ele fez questão que levássemos uma delas! Após passar o dia colhendo e distribuindo alimentos, receber um presente desses é como ter um resultado palatável de que o nosso trabalho foi bem sucedido.

Seu Antonio e sua horta

Mesa Brasil no Sesc Campinas

O Mesa Brasil foi implementado no Sesc Campinas em junho de 2011. Trata-se da décima unidade operacional do Regional a dar início à colheita urbana. Atualmente, a unidade campineira conta com a participação de 19 empresas doadoras e de 50 instituições cadastradas. Em agosto de 2014, foram atendidas 8.601 pessoas em 47 instituições, somando 20.669 Kg de alimentos arrecadados.
 

Fotos relacionadas