Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto Literário do Sesc Catanduva traz Eva Furnari

Zelda, A Bruxinha Atrapalhada
Zelda, A Bruxinha Atrapalhada

Encontro Marcado com o Fazer Literário 2014 trabalha o universo lúdico da escritora e ilustradora Eva Furnari

O projeto Encontro Marcado com o Fazer Literário, idealizado pelo Sesc Catanduva, está em sua 14ª edição. As atividades que compõem o projeto têm como público principal escolares da rede pública de ensino, que são estimulados a desenvolver o hábito e o prazer pela leitura e escrita. Por meio do contato direto tanto com o processo de criação artístico-literária, quanto com autores contemporâneos, o "encontro" propicia uma ampliação da visão de mundo e dos conceitos de cidadania dos participantes.

Durante o período de execução do projeto, o Sesc realiza, junto aos professores, oficinas, apresentações, palestras e outras atividades que objetivam a capacitação dos docentes e o aprimoramento dos alunos por meio de temáticas variadas, trabalhadas a partir da obra de um autor diferente a cada ano. Ao final, os trabalhos produzidos pelos estudantes são expostos e apresentados ao autor no encontro de encerramento.

Já passaram pelo projeto os seguintes autores: Ignácio de Loyola Brandão, Arnaldo Antunes, Lourenço Diaféria, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Ziraldo, Adélia Prado, Walcyr Carrasco, Luiz Puntel, Marina Colassanti, Fernando Bonassi, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Fanny Abramovich, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Menalton Braff, Fabrício Carpinejar, Daniel Munduruku, Marçal Aquino, Rubem Alves, Cesar Obeid, Heloisa Prieto, Ricardo Ramos Filho, Mary e Eliardo França.

Neste ano, durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, as obras da escritora e ilustradora Eva Furnari serão objeto de estudo do “Encontro Marcado com o Fazer Literário”. Confira a programação.

 

Sobre Eva Furnari 
Eva Furnari nasceu em Roma, Itália, em 1948. Veio para o Brasil aos dois anos de idade e reside em São Paulo até hoje. Formada em arquitetura, foi professora de artes no Museu Lasar Segall de 1974 a 1979 e colaborou, na década de 1980, como desenhista em diversas revistas, recebendo o Prêmio Abril de Ilustração em 1987. Publicou semanalmente, por quatro anos, histórias da Bruxinha no suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo. Começou sua carreira de escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis em 1980, com livros de imagem, e publicou 60 obras.

Seus livros já foram publicados no México, Equador, Guatemala, Bolívia e Itália. Participou da feira Internacional de Ilustradores de Bratislava em 1995 e participou de Exposições de Ilustradores Brasileiros promovidas pela FNLIJ, em Bolonha. Participou da Honour List do IBBY - International Board on Book for Young People - Orgão consultivo da Unesco para o livro infantil - com o livro Feitiço do Sapo, da Editora Ática, em 1996. Alguns de seus livros foram adaptados para o teatro: Lolo Barnabé, Pandolfo Bereba, Abaixo das Canelas, Cocô de Passarinho, A Bruxa Zelda e os 80 docinhos, A Bruxinha Atrapalhada, Cacoete e Truks, sendo que esta última peça recebeu o prêmio Mambembe em 1994.

Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu diversos prêmios. Entre eles, o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) pelos livros Truks (1991), A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1996), Anjinho (1998), Circo da Lua (2004), Cacoete (2006) e Felpo Filva (2007), este pelo texto e ilustração. Foi premiada nove vezes pela FNLIJ (Fundação do Livro Infantil e Juvenil) e recebeu Prêmio APCA pelo conjunto da obra. Foi vencedora do concurso promovido em 2000 pela Rede Globo de Televisão para a caracterização dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.