Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Novas trilhas para grandes clássicos

A Trupe Chá de Boldo participa da série recriando a trilha sonora de
A Trupe Chá de Boldo participa da série recriando a trilha sonora de "Alice". Foto: Bob Wolfenson

Série de cine concertos amplia experiências propostas na exposição “Música & Cinema: O Casamento do Século?”, em cartaz no Sesc Pinheiros

Um cine concerto é a exibição de um filme com a execução ao vivo de sua trilha sonora. Ao colocar imagem e som em movimento, ele revela para o espectador a relação pulsante estabelecida entre o cinema e a música. Em outubro, dando continuidade à programação integrada à exposição “Música & Cinema: O Casamento do Século?”, o Sesc Pinheiros recebe três espetáculos do gênero: “Sonhos” (dir. Akira Kurosawa, 1990), com trilha sonora executada ao vivo pelo grupo Uakti; “Alice no País das Maravilhas” (dir. Tim Burton, 2010), com a Trupe Chá de Boldo; e “Taxi Driver” (dir. Martin Scorsese, 1976), com Lucas Santtana e Kiko Dinucci.

As atividades oferecem ao público a oportunidade de presenciar, no Teatro Paulo Autran, as diversas situações que fazem um filme ser resultado da conjugação direta entre seus diálogos, sua música e suas cenas (relações estas discutidas ao longo de todas as etapas da exposição). Ao mesmo tempo, procuram burlar o conceito de trilhas sonoras originais, aquelas compostas por compositores e aprovadas por cineastas com o intuito de eternizar uma obra cinematográfica como um produto final ou estanque.

“Nessa série de cine concertos, iniciada com o filme ‘O Mágico de Oz’ [interpretado por André Abujamra e convidados], nós abrimos espaço para a criação de uma nova dinâmica: os músicos participantes tiveram liberdade para somar suas experiências às trilhas apresentadas. Assim, o público assistirá não exatamente ao trabalho original, mas terá a oportunidade única de presenciar recriações e provocações sonoras que dialogam com o universo do filme apresentado”, contam Caio Csermak e Suamit Marques Barreiro, técnicos da programação musical do Sesc Pinheiros. Na sequência, saiba mais sobre os espetáculos da série:


“Preciso pintar enquanto há luz, não tenho tempo para ficar aqui conversando com o senhor”

“Sonhos”: dias 18 e 19/10. Saiba mais aqui.

Akira Kurosawa (1910-1998) desejava muito ser pintor. Tanto que, certa vez, chegou a sonhar que entrava no universo criativo de Vincent Van Gogh (1853-1890) para questioná-lo sobre como deveria pintar. Tornou-se cineasta, mas esta e outras imagens desenhadas enquanto dormia viraram o filme “Sonhos”, lançado em 1990 com direito a Martin Scorsese no papel do artista holandês. Em certa altura do filme, a fala acima é disparada por Gogh-Scorsese ao jovem artista que o persegue por campos de trigo em busca de respostas, numa clara alusão ao quadro Campo de Trigo com Corvos, derradeiro de Gogh. Nesta série de atividades integradas à exposição “Música & Cinema: O Casamento do Século?”, a narrativa ganhará uma trilha sonora inédita executada ao vivo pelo Uakti. O grupo instrumental mineiro é internacionalmente reconhecido por confeccionar seus próprios instrumentos com materiais como tubos de PVC, vidros, metais, pedras, borracha, cabaças e água, transformando qualquer elemento cotidiano em som.

*


“Faz ideia do porquê um corvo é como uma escrivaninha?”

“Alice no País das Maravilhas”: dia 25/10. Saiba mais aqui.

O Chapeleiro Maluco não perde a chance de confundir Alice com suas frases enigmáticas, sobretudo na versão de Tim Burton para o livro clássico de Lewis Carroll (1832-1898). A interpretação psicodélica da obra, acentuada pelo cineasta americano e reforçada pela figura de Johnny Depp na pele do Chapeleiro, começa com a protagonista, já com 19 anos, fugindo de um iminente noivado. Ao cair por um buraco e chegar ao País das Maravilhas, Alice recomeça a aventura vivida na infância. No Sesc Pinheiros, o filme lançado em 2010 será acompanhado por uma trilha sonora da Trupe Chá de Boldo. Vozes, baixo, guitarra, percussão, sopros e bateria ficarão a cargo dos músicos da banda surgida em 2005, em São Paulo, como um grupo festivo, de som eclético e tom carnavalesco.

*


“Você está falando comigo?”

“Taxi Driver”: dia 26/10. Saiba mais aqui.

Brincando com uma arma, Travis Bickle, ex-combatente da Guerra do Vietnã, capricha no franzir de sobrancelhas, encara o espelho e cochicha para um interlocutor imaginário: “Are you talking to me?” (“Você está falando comigo?”). A cena ajudou a fazer de “Taxi Driver” (1976), dirigido por Martin Scorsese e interpretado por Robert De Niro, um dos grandes clássicos do cinema mundial. Os diálogos e a trilha sonora do filme serão executados por Lucas Santtana (guitarra, baixo e sinth) e Kiko Dinucci (guitarra), acompanhados dos músicos Caetano Malta (guitarra, baixo e sinth) e Loco Sosa (bateria e MPC). “Faremos uma mistura de show e trilha. Para compor a apresentação, buscamos inspiração na cena musical pós-rock da cidade de Nova York, onde o filme se passa, alternando momentos pop com sons experimentais”, conta Santtana.