Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Fora de Chave, dentro da Cidade Ocupada

Foto: OPOVOEMPÉ
Foto: OPOVOEMPÉ

Convidamos a diretora artística do grupo OPOVOEMPÉ, Cristiane Zuan Esteves, para falar sobre a instalação/intervenção urbana "Fora de Chave", que está na programação do Projeto Cidade Ocupada, do Sesc Campinas, em novembro de 2014

OPOVOEMPÉ, grupo que desenvolve trabalhos com teatro e intervenção urbana, é um dos convidados a participar do Projeto Cidade Ocupada, promovido em novembro de 2014 pelo Sesc Campinas. A proposta do Projeto é vivenciar a cidade a partir de diferentes perspectivas e posições, lançando novos olhares sobre a forma como ocupamos e somos ocupados pelos espaços urbanos.

Conversamos com Cristiane Zuan Esteves, diretora artística do grupo OPOVOEMPÉ, sobre a instalação/intervenção urbana "Fora de Chave" (do inglês "Out of Keys"), que constitui-se em instalações site specific e numa série de ações coreográficas no espaço público da cidade, que serão apresentadas em Campinas de 4 a 16 de novembro.

"Out of Keys" foi concebido inicialmente para o Urban Festival de Zagreb, Croácia, em 2008, em ocasião de um convite feito pela organização do evento. O tema do festival, "How we regret" (como nós lamentamos), buscava uma reflexão sobre o estar vivo na cidade de Zagreb, naquele momento histórico do pós guerra. Vale lembrar que a Croácia proclamara independência em 1995, após quase 4 anos de combates contra o Exército Popular Iugoslavo (JNA) e seus aliados.

Cristiane explica que em meio à iconografia da destruição causada pela guerra, uma imagem havia se tornado determinante para a concretização de "Out of Keys": a ideia de uma casa demolida, onde restara apenas uma porta de pé. De alguma forma, comenta, esta imagem abriu a possibilidade de se colocar portas na cidade, para a partir disso, discutir as memórias, utopias e as fronteiras que separam as pessoas.

Em Campinas, a pesquisa do grupo se desenvolve no sentido de definir quais imagens serão apresentadas em cada porta e como estas imagens dialogarão com os espaços urbanos da cidade.