Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Corrida infantil Move 2014

No mês da criança, o Sesc São Caetano vai colocar as crianças para correr!

O lema aqui não é competir e nem ganhar. O que vale mesmo é participar, e ganha quem se diverte!

No ano passado, durante a Semana Move Brasil aconteceu a 1ª edição da corrida Infantil.  Foi um dia muito divertido e diferente para a maioria das crianças, pois muitas delas nunca haviam participado de uma corrida. As crianças estavam muito ansiosas desde a retirada dos kits, e os pais em uma expectativa contagiante. Promover a saúde e a atividade física é muito importante desde cedo, por isso a proposta do Sesc é fazer com que a criança encare a atividade como uma diversão e brincadeira e que lhe proporcione prazer. O mais importante é observar e ter o cuidado para que a atividade não venha frustrar a criança pela exaustão, pelas regras demasiadas ou por qualquer outro método de treinamento que leve a uma especialização.

Em 2014, diferente do ano passado, a corrida infantil acontecerá na véspera do dia das crianças. Em sua 2ª edição e com 500 vagas, a corrida já está com as inscrições encerradas e esgotadas. Em 2013, tivemos 300 vagas que esgotaram em 2 duas semanas, por isso o aumento para este ano. Além disso, vale ressaltar que a corrida a partir deste ano faz parte do
Circuito Sesc de Corridas e também é uma ação para o Move Brasil .

Na primeira edição da corrida, o dia começou assim: antes do início das baterias, os instrutores de atividades física do Sesc São Caetano prepararam um aquecimento geral onde todos poderiam participar. As músicas embalaram e agitaram o parque todo e os exercícios ficaram muito animados. Sem perceber, as crianças e seus responsáveis estavam fazendo exercício de uma maneira lúdica e divertida, como encher bexiga, por exemplo.

No decorrer da corrida, podemos perceber a empolgação e o sorriso de cada criança na largada, e a satisfação e felicidade na chegada. Para os pequenos, muitos ainda tímidos, agarrados com os pais, foi uma sensação de liberdade poder correr livremente sem saber muito o que estava acontecendo. À medida em que as baterias iam saindo, as crianças que concluíram a prova eram premiadas com medalhas, e posavam para os fotógrafos como verdadeiros competidores e ganhadores. Para as crianças maiores, o espírito de competição falava um pouco mais alto, mas o resultado era o mesmo, uma alegria contagiante. Ao final da corrida, pra encerrar com chave de ouro, tivemos o revezamento família para todos aqueles que estavam de passagem no parque ou para aqueles que não conseguiram fazer a inscrição. Foi bonito de ver, pais, mães, tios, primos, avôs, avós de mãos dadas, correndo juntos, sorrindo juntos e o mais importante de tudo, se divertindo com as crianças.

E não foi só isso não! Ao término da corrida cada criança recebeu um lanche e todas já estavam liberadas para participar da programação especial que ficou até às 16h. Jogos, brincadeira lúdicas e muitas atividades garantiu uma tarde diferente para todos.

Vamos repetir a dose este ano?!

Se você já se inscreveu, o grande dia está chegando! Pra quem não conseguiu... Não fique triste, temos muitas atividades programadas para amanhã e você ainda pode correr no revezamento família sem precisar de inscrição prévia.

Este ano, o evento terá inicio às 7h do dia 11 de outubro, com o Cortejo Elétrico (três músicos e uma atriz que fazem um cortejo musical, interagindo com o público e dando boas vindas para os participantes da corrida) e a abertura dos jogos e brincadeiras que contará com o Circuito Sensorial, uma estrutura montada com materiais que estimulam as descobertas sensoriais para a criança e sua família. Desafios motores, comparações entre áspero, macio, liso, rugoso, cheiros e surpreendentes sensações a partir de materiais comuns no dia a dia, como macarrão, penas, terra e tantos outros elementos. Brincadeiras de Rua, atividade recreativa composta de brincadeiras de rua tradicionais como diabolô, ioiô, peão, bolinha de gude, bilboquê, taco entre outros. Mini esportes, atividades, brincadeiras dirigidas e estações de mini esportes como mini tênis, mini futebol, mini badminton entre outros.

Local: Parque Espaço Verde Chico Mendes
Av. Fernando Simonsen, 566 - Bairro Cerâmica / São Caetano do Sul - SP

Na diversão são todos vencedores!
Como a corrida não tem caráter competitivo, todos saem vitoriosos! Inclusive as famílias que participaram do revezamento família.

Veja, na galeria de fotos abaixo, como foi a corrida!

Fotos relacionadas