Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pedalar: os cuidados necessários com a bicicleta

O especialista Nilton Beltran diz que alguns cuidados com a bike podem ser tomados em casa.
O especialista Nilton Beltran diz que alguns cuidados com a bike podem ser tomados em casa.

Pedalar é liberdade, é contato com a natureza, é saúde. Mas nada disso acontece plenamente se a bicicleta não estiver com a manutenção em dia. Os cuidados são simples e colaboram para a segurança do ciclista

Portanto, atenção: veja se a corrente está bem lubrificada, pois com o tempo ela resseca e pode causar danos e interferir no desempenho de sua bicicleta – e do seu, é claro. A corrente é fundamental para o funcionamento da bike. Além deste elemento, é importante manter limpa toda a relação do veículo (catraca, coroa, câmbio e, inclusive, a corrente), responsável por gerar o movimento e transmitir às rodas a força produzida nos pedais.

O ciclista Vitor Travain toma esses cuidados com sua bicicleta. Ele, que pedala três vezes por semana há aproximadamente dez anos, realiza alguns procedimentos para conservar a manutenção de sua bike. “Eu sempre mantenho os pneus calibrados e a relação bem lubrificada”, comenta. Além disso, o ciclista salienta que os cuidados em casa devem ser realizados em paralelo com as revisões feitas por profissionais.


Vitor Travain pedala três vezes por semana e não dispensa alguns procedimentos para conservar a manutenção de sua bike.

Travain explica que sempre segue um passo a passo na hora de lavar a sua bicicleta. “Lavo o quadro e os pneus com detergente neutro. Na relação, uso óleo diesel para tirar o lubrificante que passei antes do passeio e que esteja com os resíduos da pedalada. Se estive em percurso com terra, essa limpeza deve ser redobrada.” Após secar, ele novamente lubrifica a corrente usando produtos específicos para este elemento. Após os passeios, o esportista afirma que é preciso analisar a possibilidade da limpeza com água, mas que a lubrificação é essencial. 

Onde guardar a bicicleta também é motivo de atenção. Vitor conta que guarda sua magrela dentro de casa. “Deixo minha bicicleta longe de chuva e sol. Pra ter total segurança, a coloco dentro do meu próprio quarto, tudo já combinado com a esposa, claro”, brinca.

Os cuidados são aprovados por Nilton Beltran, empresário e especialista em manutenção de bicicletas. Segundo o profissional, essa atenção básica pode ser efetuada em casa, e ele recomenda que a bike esteja sempre limpa, com a corrente lubrificada com óleo mineral ou óleo específico para este fim. Nas molas de câmbio, o ideal é que se use óleo anticorrosivo. O especialista considera que essas ações devem acontecer entre os períodos de manutenção técnica, e que devem ser feitas ao menos três vezes ao ano. “O usuário precisa ficar atento aos sons que sua bike emite e à anormalidade. Barulhos que não existiam e a alavanca de câmbio ou freios endurecidos é um sinal de que o veículo está precisando de revisão”, alerta.

Nas revisões, de acordo com o especialista, a bicicleta é desmontada por completo e verifica-se se há anormalidades nos rolamentos, no quadro e em seus componentes. Beltran alerta também para a atenção no percurso que fizer. Se você pedalar em trajetos de terra ou areia é imprescindível retirar esses resíduos da bike após a utilização, porque podem prejudicar sua funcionalidade. O ideal é limpá-la logo após o uso. Produto biodegradável é a solução mais adequada para a lavagem da magrela.
“Além de lavar, o ideal é logo após o uso em barro ou chuva fazer a revisão para conservar os componentes”, comenta Nilton Beltran. Ele diz que a água é a melhor amiga da bicicleta e que é possível usar óleo diesel na relação para ajudar na limpeza de resíduos pesados, mas alerta: “não se deve usar óleo diesel ou qualquer produto químico em bikes com componentes de carbono (específicas para corridas), pois isso pode causar danos irrecuperáveis em seu desenvolvimento”. É importante frisar que procedimentos mais complexos só podem ser executados por especialistas, porque são capazes de diagnosticar os prováveis problemas e solucioná-los.

Dentro do projeto Clube do Pedal, o Sesc Birigui realiza diversas atividades voltadas para iniciantes e entusiastas do pedal. Em oficinas e palestras, especialistas já abordaram assuntos como manutenção básica de uma bicicleta e deram dicas sobre como pedalar de maneira mais segura.