Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Movendo com campeões e atletas na Semana Move Brasil

[Foto: MVP Sports]
[Foto: MVP Sports]

Para motivar e sensibilizar os brasileiros sobre a importância da prática de esportes e atividades físicas em todas as idades, diversos atletas consagrados em suas modalidades estiveram no Sesc Santana participando da Semana Move Brasil

É tempo de se mover, de se mexer, de sair da mesmice! Com uma programação ampla e democrática durante a Semana Move Brasil 2014, o público presente no Sesc Santana pôde acompanhar e vivenciar as modalidades de campeões e atletas consagrados como Giba (Vôlei), Schumacher (Futsal), Edmilson (Futebol), Luizomar (Vôlei Feminino) e Jefferson Mariano (Basquete de Rua).

Com descontração e diversão, cada atleta convidado falou um pouco da carreira, das dificuldades enfrentadas, do sucesso alcançado e – principalmente – da importância de incorporar uma atividade esportiva à rotina diária.

Depois do “bate-bola”, o público participou de jogos recreativos com os convidados e pôde conhecer um pouco mais das diversas modalidades apresentadas.

Acha que acabou? Não! Conheça o perfil de duas personalidades que moveram com o Sesc Santana:

* Jefferson Mariano (Basquete de Rua)

Eonline: Quem é o Jefferson Mariano?
Jefferson Mariano: Meu nome é Jefferson Mariano, sou instrutor de basquete de rua. Amo este esporte tão maravilhoso que Deus me deu a oportunidade de praticar.

Eonline: Qual a importância do esporte na sua formação como cidadão, como pessoa?
Jefferson Mariano: O esporte na minha vida me trouxe muito aprendizado, me ensinando principalmente a lutar pelos meus objetivos, e a ter humildade. Dando-me a oportunidade de fazer muitos amigos e a passar tudo o que aprendi para outras pessoas.

Eonline: Qual foi a sua maior conquista no (ou com) o Basquete?
Jefferson Mariano: A minha maior conquista foi ter sido escolhido para o Camp do Harlem Globetrotters realizado no Brasil em 2010. Vivenciar e aprender com aquelas lendas do basquete foi um grande presente de Deus na minha vida.

Eonline: Qual o segredo de uma carreira de sucesso?
Jefferson Mariano: Seria mais um conselho, eu acho que na vida você precisa ser humilde, determinado e, o mais importante, acreditar em Deus.

Eonline: Qual a sua dica para os brasileiros que pretendem adotar uma vida mais saudável por meio da prática de esporte na Semana Move Brasil 2014?
Jefferson Mariano: Eu acho que o esporte, além de ser muito bom para a saúde, é uma grande ferramenta para fazer novas amizades e ser mais feliz.

* Luizomar (Técnico da Seleção Brasileira Feminina Juvenil de Vôlei e da equipe Molico/Osasco)

Eonline: Quem é o Luizomar?
Luizomar: Eu sou um apaixonado pelo que faço. Desde jovem sonhei em poder viver do voleibol e chegar a uma seleção brasileira, e hoje isso se transformou em realidade. Sou um cara que ama o que faz, e agradeço a Deus a cada dia por poder trabalhar e me realizar fazendo o que gosto. Além disso, sou uma pessoa realizada porque sou apaixonado pela minha família e tenho dois filhos maravilhosos, o Luiz Henrique, de 17 anos, e o Gustavo, de 5.

Eonline: Qual a importância do esporte na sua formação como cidadão, como pessoa?
Luizomar: Eu sou de uma família humilde e até a oitava série estudei em colégio público. Foi através do esporte, especificamente do voleibol, que tive uma bolsa de estudos na Universidade, consegui custear meus estudos e ser um privilegiado por ter me formado em educação física. O esporte é uma ferramenta social porque serve para disciplinar os jovens e é também uma oportunidade para que tenham um maior convívio com outras pessoas. Hoje vivemos em um mundo complicado com a criançada passando muito tempo em redes sociais e vídeo games, e me preocupo muito com isso. O que posso dizer é que meus grandes amigos são do esporte e os melhores momentos da minha vida vivenciei por causa do voleibol. Acho que o esporte é fundamental na formação de qualquer pessoa.

Eonline: Qual foi a sua maior conquista nas quadras do mundo?
Luizomar: Todas as conquistas têm um lugar muito especial no meu coração, mas o meu primeiro título de Superliga, na temporada 2000/01, foi muito marcante. Era meu primeiro ano como treinador e conquistei esse título memorável pelo Flamengo, em uma final contra o Vasco da Gama em um Maracañazinho lotado. Esse momento mexe bastante comigo até hoje e sempre que relembro a emoção é grande.  

Eonline: Qual o segredo de uma carreira de sucesso?
Luizomar:  A perseverança é o segredo para uma carreira de sucesso. Para que se obtenha êxito no que se propõe a fazer é preciso não desistir nunca e ser perseverante. É importante saber que você terá muitas dificuldades e uma forma boa de vencê-las é encará-las como um incentivo, ou seja, usar essas adversidades para o crescimento. Essa perseverança é o que move a minha carreira.

Eonline: Qual a sua dica para os brasileiros que pretendem adotar uma vida mais saudável por meio da prática de esporte na Semana Move Brasil 2014?
Luizomar: As relações interpessoais estão cada vez mais raras e o esporte é uma ferramenta social muito importante. A Semana Move Brasil 2014 é uma oportunidade para que você mude um pouco sua rotina, talvez não só pelo lado saudável, mas também pode ser uma chance de você conhecer pessoas, conseguir superar seus medos e ter coragem para realizar algo que considere complicado como, por exemplo, acordar cedo, frequentar uma academia e participar de um grupo de caminhada. Acho que essa semana é, acima de tudo, uma maneira de você se surpreender e vivenciar na prática o quanto é legal ter uma vida saudável e ligada ao esporte.

Confira o resultado desses encontros e das demais atividades da Semana Move Brasil 2014 em nosso álbum do Facebook, e prepare-se para 2015!