Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Almodóvar no Cine Chaparral de Outubro

Pedro Almodóvar é o homenageado principal da Mostra Internacional de Cinema deste ano.
Pedro Almodóvar é o homenageado principal da Mostra Internacional de Cinema deste ano.

A Mostra Internacional de Cinema dedica a Pedro Almodóvar uma retrospectiva de sua carreira, e o Sesc Osasco recebe três filmes do diretor: "Que fiz eu pra merecer isto?", "Mulheres a beira de um ataque de nervos" e "Fale com Ela". Os filmes integram a programação do Cine Chaparral de outubro

Entre os dias 16 e 29 de outubro acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, serão exibidos 330 títulos de variados países. O cineasta espanhol mais reconhecido por público e crítica desde Buñuel, Pedro Almodóvar é o homenageado principal da edição deste ano. A Mostra lhe dedica uma retrospectiva que abarca todas as fases de sua carreira, e o Sesc Osasco recebe três grandes filmes do cineasta: "Que fiz eu pra merecer isto?", "Mulheres à beira de um ataque de nervos" e "Fale com Ela". Os filmes integram a programação do Cine Chaparral de outubro.

Que fiz eu pra merecer isto? (1984)


A faxineira Gloria vive num pequeno apartamento com sua família, ao lado de sua vizinha, a prostituta Cristal. Antônio, o marido de Gloria, é um taxista frustrado; a sogra é viciada em bolinhos e água engarrafada. Seus dois filhos adolescentes são Miguel, um jovem garoto de programa, e Toni, um traficante de drogas. Quando Antônio toma parte num complô para forjar cartas secretas escritas por Hitler, uma série de eventos mudará a vida de Gloria para sempre. Inspirado pelo neorrealismo italiano, esta comédia negra retrata uma família disfuncional morando em Madri após a queda do ditador Franco. Dia 23.

Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988)


Um olhar perverso e divertido sobre o amor moderno através das relações de várias mulheres neuróticas. Pepa Marcos, uma atriz de televisão, está deprimida por ter sido abandonada por seu amante, Ivan. Ele está prestes a viajar e pediu que Pepa preparesse sua mala para que alguém a pegue mais tarde, mas ela tem algo muito importante para contar para ele. Carlos, o filho de Ivan, e Lucia, sua ex-namorada louca, não sabem onde ele está. O caminho de todos começa a se cruzar numa confusão que envolve uma busca por terroristas xiitas, uma dose letal de gaspacho e um taxista que adora mambo. Mas será que Pepa conseguirá encontrar Ivan a tempo? Dia 24.

Fale com Ela


Benigno e Marco se cruzam durante uma apresentação de dança. Os dois se conhecem mais tarde na clínica onde Benigno trabalha como enfermeiro. A namorada de Marco, a famosa toureira Lydia, está em coma após um acidente que sofreu durante uma tourada, enquanto Benigno toma conta de outra mulher em coma: uma bela estudante de balé chamada Alicia. Uma amizade forte se forma entre os dois. Marco admira a maneira que Benigno fala e interage com Alicia, como se ela estivesse acordada. Porém, Marco começa a notar que o fascínio que Benigno tem por Alicia pode ir longe demais. Dia 25.
 

Sobre Pedro Almodóvar

O diretor, roteirista, compositor e ator Pedro Almodóvar nasceu em Calzada de Calatrava, La Mancha, na Espanha em 1951. Ainda bem jovem, começou a ir ao cinema compulsivamente. Aos 16 anos, quando se mudou para Madri mesmo sozinho e sem dinheiro tinha um projeto concreto: estudar e fazer filmes.
Em 1980, estreou  seu primeiro longa "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão". A filmografia de Almodóvar inclue "Labirinto de Paixões" (1982), "Matador" (1986), "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, sendo o filme estrangeiro de maior bilheteria nos Estados Unidos no ano de 1989, e o filme espanhol de maior sucesso em todos os tempos. Seguindo sua carreira com "Ata-me!" (1990), "Carne Trêmula" (1997) e o grande sucesso mundial "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999), que venceu o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e lhe rendeu vários prêmios e indicações em todo mundo, consagrando Almodóvar na carreira comercial. Ganhou o Prêmio Oficial da Ordem das Artes e Letras do Ministério da Cultura Francês e foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor.