Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O estudo do volume, a estrutura das coisas

Em sua passagem pelo Sesc São Carlos, Laura Gorski desenvolveu mais uma obra da série Paisagem Provisória, que fica em exposição até 29/dez. Em entrevista exclusiva para E-online, a artista fala do processo de criação, de suas influências e de seu envolvimento com a obra

Uma parede em branco foi o ponto inicial para a artista Laura Gosrki começar sua obra. Paisagem Provisória traz a linha do horizonte, com volumes que lembram rochas, montanhas ou icebergs. Laura se inspirou, inicialmente, nas fotografias de icebergs do livro EIS, diário do artista alemão Gerhard Richter sobre a viagem para a Groelândia.

"Eu trabalho sempre com o preto e  branco"

A série Paisagem Provisória contém vários trabalhos da artista, que há um ano e meio desenvolve obras com o tema. Entre elas, existem trabalhos em papel e tela, mas a parede é a primeira vez que Laura utiliza como estrutura para um trabalho.

"Foi um desafio para mim, porque eu usei materiais novos".

Sair do Ateliê e trabalhar em loco, é algo que interfere no resultado final da obra. Segundo Laura, o ambiente, as pessoas e a própria dimensão da obra, interferem em todo o processo e resultado final. O processo de criação é entregue ao momento e os traços vão surgindo e conduzindo a artista em uma troca entre criação e criador.

"Quando eu começo a fazer as linhas, uma atrás da outra, o próprio traço e a sucessão de linhas, vão me levando à criação de um volume e de uma forma que eu não controlo tanto. Eu prefiro não ficar presa a uma referência e deixar que o processo flua, e que estes volumes vão se construindo pelo meu gesto, no momento em que estou fazendo".

Laura Gorski vive e trabalha em São Paulo. É graduada em Design pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo e desde 2010 participa do Ateliê Fidalga. Já realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Paisagem Provisória - Cap I "A criação, o espaço e o Sesc"

Marco Tornnelly

Paisagem Provisória - Cap II "O estudo do volume, a estrutura das coisas"

Marco Tornnelly

Paisagem Provisória - Cap III "A série Paisagem Provisória"

Marco Tornnelly

Paisagem Provisória - Cap IV "Uma obra em grande escala"

Marco Tornnelly

Paisagem Provisória - Cap V "A inspiração, a construção e a criação"

Marco Tornnelly

Paisagem Provisória - Cap VI "O Título"

Marco Tornnelly

Fotos relacionadas