Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Heliópolis... E aí, Biblioteca pra quê?

Para promover o acesso à informação e a leitura, minimizando a exclusão social, priorizando a participação, envolvimento e interesses da comunidade, através das ações que são desenvolvidas para atender as demandas existentes e outras que surgem de acordo com as atividades, ou seja, não limitar-se apenas em um espaço para leitura e empréstimo de livros.

Desta forma, uma biblioteca deve estar voltada para os eixos de gestão, mediação de leitura, espaço e acervo.

Contribuir para democratização do acesso a leitura, construção do conhecimento e formação de leitores.

Reunir informação sobre diversos assuntos que possam interessar a todas as pessoas, contribui na autonomia intelectual, assim viaja através da leitura para um mundo imaginário adquirindo conhecimento.

Encontrar vários documentos, desde livros, cd's de músicas, cd's de jogos e educativos, filmes de diversão e de aprendizagem, revistas, etc.

Aprender coisas novas, estudar ou simplesmente ocupar tempos livres. As bibliotecas devem ser um espaço de cultura, educação, informação e também de lazer, onde todos podem se dirigir sempre que houver necessidade ou interesse. A biblioteca deve estar aberta a todas as pessoas sem distinção de cor, religião, etnia, idade ou sexo.

A leitura possibilita a inserção social, pois através dela cria-se uma provocação de interação entre os indivíduos relacionado a assuntos comuns, ou não, do nosso conhecimento.

Portanto biblioteca para permitir que a leitura proporcione acesso a diversas nuances de vida, aproxima pessoas, quebra barreiras e constrói um mundo mais justo e igualitário.