Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A arte da fotografia

Foto tirada pelo aluno Baptista Masiero para a oficina do Sesc Araraquara
Foto tirada pelo aluno Baptista Masiero para a oficina do Sesc Araraquara

A fotografia evoluiu pra o meio digital e traz com ela a possibilidade de criar e recriar memórias e momentos. Durante de uma oficina de fotografia no Sesc Araraquara um grupo de idosos desmistificou a tecnologia e se entregou à arte. 

Em comemoração aos 50 anos do Trabalho Social com Idosos (TSI), programa que prioriza a inclusão social do velho, sua participação política, e a criação de oportunidades de convivência entre as gerações, o Sesc Araraquara realizou neste mês de setembro uma oficina de fotografia, ministrada pela fotógrafa e jornalista Joyce Cury e pelo fotógrafo e historiador Flavio Rocha.

A oficina de curta duração teve como proposta criar um espaço que permitisse aos alunos melhorar suas noções de fotografia utilizando a câmera que possuíssem, com o intuito de fazer melhores registros de viagens, da família ou de sua cidade, além de despertar o olhar para as imagens.

“A maioria estava ali porque não tinha intimidade com a câmera e também não tinha muita noção de enquadramento e aproveitamento da luz - questões que trabalhamos bem ao longo das aulas”, disse Joyce. Segundo ela, a primeira coisa foi tentar acabar com o mito de que para fazer uma boa fotografia é necessário ter uma câmera profissional. “Exibimos três ensaios fotográficos feitos com um celular, mas só revelamos a ‘câmera’ que havia sido usada no final, o que surpreendeu os alunos, já que as imagens são muito bem resolvidas, tanto no aspecto técnico como estético.”

A turma de novos fotógrafos e os professores

As aulas abordaram também história da fotografia e trabalhos de fotógrafos reconhecidos para construir referências que os levassem a pensar a fotografia. Joyce apontou que a dedicação dos alunos foi essencial ao processo. “Em todas as aulas propusemos exercícios práticos, sempre avaliando o material que eles produziam. Também mostramos as funções principais que todas as câmeras têm, inclusive para tirar o medo de mexer no equipamento. Queríamos que eles evoluíssem a partir das informações que demos e penso que foi o que aconteceu. Comparando as primeiras imagens com as que selecionamos no final, notamos que eles começaram a se preocupar com questões como a iluminação e ângulos”. O grupo de alunos produziu imagens de pontos conhecidos da cidade de Araraquara e de fragmentos de seu dia-a-dia.

Ficou curioso para ver os resultados? Então aproveite para dar uma olhada em nossa galeria de imagens selecionadas pelos professores: