Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Revisitando o tal do theremin

Você conhece o theremin? Já ouviu falar? Confira a atividade que o Sesc Sorocaba apresentará em novembro

Imagine um instrumento musical que é tocado sem que o músico encoste, sopre ou tenha contato direto com ele. Estranho, não?

Mas esse instrumento, pouco conhecido, existe e se chama theremin. Seu som faz parte de tudo que é filme de ficção científica, geralmente é aquele ruído que acontece quando surge um disco voador na tela.

Em meados dos anos 20, o russo Leon Theremin, ao mexer em um rádio  percebeu que seu corpo afetava a recepção do mesmo quando aproximava a mão da antena.

Partindo desse conceito ele aprimorou a recepção e construiu uma caixa cheia de válvulas, como a dos rádios daquela época, e adaptou nela duas antenas. Com a antena do lado direito, o músico poderia alterar a frequência do som (que pode ser como as notas musicais), quanto mais ele aproximava a mão, mais silencioso o efeito sobre o som e quanto mais afastava a mão, o som era emitido mais alto.

Em novembro, Alexandre Torres Porres, propõe desenvolver, baseado no princípio do theremin, um ambiente de instalação e performance com o intuito de captar o movimento de uma dançarina sobre uma plataforma, a partir da interação do corpo com o campo eletromagnético.

Faça parte desta pesquisa e contribua com a construção desse protótipo!

Você sabe o que é o Laboratório Livre?

É um espaço, no Sesc Sorocaba, destinado ao encontros de artistas, técnicos, pesquisadores, curiosos e interessados na discussão e produção colaborativa com o fim de desenvolver projetos e sistemas envolvendo experimentações tecnológicas.

Os interessados são livres para estipular o horário e duração de sua participação, dentro do periodo das 14h às 18h. Não é necessário realizar inscrição.

o que: Revisitando o Theremin
quando:

Dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, das 14h às 18h

onde:

Sesc Sorocaba | R. Barão de Piratininga, 555 | 15 3332-9933

ingressos:

Grátis