Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rosas de volta ao Sesc Pinheiros

Estreia do espetáculo, no Festival de Avignon (França) <br>Foto: Herman Sorgeloos
Estreia do espetáculo, no Festival de Avignon (França)
Foto: Herman Sorgeloos

Anne Teresa De Keersmaeker e sua companhia belga de dança retornam à unidade, dias 23 e 24/out, em espetáculo pontuado por estilo musical medieval. Passeie pela galeria de imagens

A coreógrafa e bailarina belga Anne Teresa De Keersmaeker retorna nesta semana ao Sesc Pinheiros com sua companhia de dança Rosas. Cesena, que ocupará nos dias 23 e 24/outubro (quarta e quinta) o Teatro Paulo Autran, é uma contrapartida a En Atendant, espetáculo apresentado pelo grupo em 2011 na unidade. A conjugação das duas criações (um díptico) compõe poeticamente o ciclo de um dia: enquanto a coreografia En Atendant reproduzia o crepúsculo, Cesena anuncia o amanhecer.

Há dois anos, Cesena estreou na 65ª edição do Festival de Avignon – um dos maiores acontecimentos culturais da Europa – e nesta cidade medieval do Sul da França foi apresentado às 4h30 no Palácio dos Papas, patrimônio do período gótico. Horário e local ajudaram o público a tatear, junto com a aurora, o inesgotável leque de significados artísticos e históricos contidos na obra de Anne Teresa.

A começar pela música: Avignon foi berço do Ars subtilior (estilo polifônico de difícil execução surgido na Idade Média), a partir do qual a coreógrafa compôs ambos os espetáculos. Em cena, nota-se a ausência de cenário – um solitário e grande círculo, fruto da parceria entre Anne Teresa e a artista visual belga Ann Veronica Janssens, permite à coreógrafa iluminar sua proposta de discussão sobre os elementos essenciais da dança: o tempo e o espaço, o corpo e a voz, o seu potencial em movimento e a sua relação com o mundo. Além disto, a discussão sobre limites (expressa no contraponto entre o fim de um dia e o início de outro) entra em cena numa inversão de papeis: os bailarinos da companhia Rosas cantam, enquanto os cantores do Graindelavoix (grupo especializado em música antiga formado por artistas interessados em performance e criação) dançam, explorando desta forma os extremos de suas capacidades.

Desde a estreia, toda a atmosfera desenvolvida ao ar livre em Avignon foi transportada para salas de espetáculos fechadas, espaços pelos quais Cesena percorreu a Europa. Navegue pela galeria de imagens e saiba o que esperar das apresentações no Teatro Paulo Autran.

Veja também

Lançamento do livro En Atendant & Cesena – Carnets d’une Chorégraphe e bate-papo com Anne Teresa De Keersmaeker, coreógrafa e diretora da companhia Rosas, e Helena Katz, professora e crítica de dança.