Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cesta de três pontos: adrenalina, informação e inclusão

Esporte reúne pessoas na mesma situação, o que ajuda a superar os obstáculos que elas encontram
Esporte reúne pessoas na mesma situação, o que ajuda a superar os obstáculos que elas encontram

Sesc Presidente Prudente realiza segunda edição do Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer entre os dias 16 e 18/out

Assim como no esporte, um deslize pode mudar tudo. O tombamento do caminhão que dirigia mudou a vida de Tércio Marcos Garcia quando ele tinha 30 anos. Com duas vértebras quebradas, se tornou paraparético. Isso significa que seus membros inferiores possuem força reduzida e, no caso dele, não há movimentação dos pés. Mas assim como no jargão do esporte, a vida é uma “caixinha de surpresas”. Dezessete anos depois, o técnico de manutenção também é cestinha com 122 pontos do Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas de 2013.

Pivô da Associação de Desporto Adaptado de Presidente Prudente (Adapp), projeto que já participou de campeonatos nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, Tércio treina cerca de três vezes por semana, de duas a três horas por dia. Foi no basquete adaptado que encontrou outra realidade, ou melhor, a sua realidade. “Estar com pessoas com dificuldades semelhantes às minhas ajudou bastante, ainda mais junto com o esporte. Hoje não consigo viver sem isso”, conta.

O psicólogo esportivo e fisiologista do exercício, Pablo Moya, explica que estas modalidades adaptadas são uma forma de provar à pessoa com deficiência (PcD) que ela não tem limitações. “Elas ajudam a atravessar uma fase natural de depressão. Sem contar o benefício de remapear as funções do corpo, já que o esporte trabalha diversos músculos de forma conjunta”, diz.

O profissional, que ministra um minicurso de Parkour Adaptado no Sesc Presidente Prudente, afirma que é fundamental ativar o corpo e encarar os obstáculos gradativamente. “Primeiro é necessário um reconhecimento de sua nova condição e depois transpor as dificuldades, de forma que a pessoa com deficiência consiga ter independência. E a adrenalina liberada pelas práticas esportivas colabora com isso. Esporte é saúde, esporte é vida”, declara.

Além de adrenalina, informação é fundamental para entender a realidade das PcD’s. Preocupado em ampliar os conhecimentos sobre isto, o Sesc Presidente Prudente realiza entre os dias 16 e 18 de outubro, quarta a sexta, a segunda edição do Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer. O evento conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – FCT.

A programação conta com apresentações artísticas, minicursos, exposição e bate-papo que buscam difundir o pensamento reflexivo sobre a participação inclusiva. “Queremos incentivar a busca pelo esporte de uma forma saudável e recreativa”, explica o monitor de esportes da unidade, Lucas Melo Neves.

As inscrições para os minicursos podem ser feitas pelo Portal Sesc SP. 

o que: Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer
quando:

16 a 18/outubro

onde:

Sesc Presidente Prudente e Unesp/FCT

Inscrições:

Na Central de Atendimento e pelo Portal Sesc-SP