Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

30 anos do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Sophie na abertura da exposição Sophie Calle - Cuide de Você, Sesc Pompeia, 2009<br>Foto: Divulgação
Sophie na abertura da exposição Sophie Calle - Cuide de Você, Sesc Pompeia, 2009
Foto: Divulgação

Acontece entre 6/novembro/2013 e 2/fevereiro/2014 o 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, uma das principais plataformas de mapeamento, exibição e debate da arte contemporânea no país

Criado em 1983 - e tendo desde 1992 o Sesc como correalizador - o Videobrasil tem se transformado para atuar sempre de forma inovadora em torno da arte e da imagem em movimento: quando a videoarte apenas surgia na cena brasileira, criou o primeiro festival voltado à modalidade e participou de sua consolidação e de sua incorporação pelo circuito artístico amplo.

Mais tarde, abriu-se a outras manifestações da arte eletrônica em diálogo com o universo das instalações e a performance, entre outros desdobramentos e, desde 2011, passou a abranger todas as linguagens artísticas contemporâneas.

Panoramas do Sul
O Festival ressalta ainda o foco de atenção adotado desde a década de 90 - de modo pioneiro no Brasil – para o chamado Sul geopolítico: América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania apresentam, nesta edição, suas obras no Sesc Pompeia e no CineSesc, tendo artistas de 32 diferentes nacionalidades sido selecionados por curadores que  passaram por mais de dois mil projetos.

30 Anos
Afastando-se de uma visão linear e conformada da história, a mostra 30 Anos instiga, convoca e aponta direções para a compreensão da trajetória do Festival, responsável por consolidar uma cena e promover a formação de público para a arte contemporânea.

A exposição constitui-se de uma espécie de grande instalação, em que a polifonia de obras, depoimentos, registros e intervenções forma um grande ambiente, um painel das três décadas de história do Festival.

Nam June Paik, Kenneth Anger, Walid Raad, Chelpa Ferro, Peter Greenaway, Tunga, Waly Salomão, Rosangela Rennó, Cao Guimaraes, Marcel Odenbach, Fernando Meirelles, Rafael França, Akram Zaatari, Tadeu Jungle, Eder Santos, Marina Abramovic, Gianni Totti, Derek Jarman, Ximena Cuevas, Olafur Eliasson, Bill Viola... Quase duas mil diferentes presenças compõem esse mosaico, entre artistas, curadores, críticos e público.

Videobrasil na SescTV

A curadora Solange Farkas conta um pouco da história do Festival, desde as primeiras edições.

E em 2013 o Festival expande sua programação para o SescTV mais uma vez, fazendo a produção artística contemporânea reverberar junto a outros públicos.

A nova temporada da série Videobrasil na TV explora temas do 18º Festival, com programas que contemplam as transformações do Videobrasil e da cena da arte nos últimos 30 anos, focalizando o diálogo do Festival com diferentes contextos artísticos, estéticos, sociais e políticos.

Os episódios do Videobrasil na TV vão ao ar entre 18 de novembro e 30 de dezembro, no SescTV, que está disponível nos canais 3 da Sky, 137 da NET, 29 da OiTV e ao vivo pelo site em sesctv.org.br/aovivo.

o que: 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
quando:

6/novembro/2013 a 2/fevereiro/2014

onde:

Sesc Pompeia


CineSesc