Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quando há um Circo no meio do caminho

Otávio Fantinato durante apresentação de In(e)stante, na sede do United Health Group Brasil
Otávio Fantinato durante apresentação de In(e)stante, na sede do United Health Group Brasil

Se você fechar os olhos agora e pensar em tudo que te aflige, quais seriam os seus desejos? Mais horas em um dia, pra conseguir dar conta de todas as coisas a resolver? Mais tempo para conviver com a família e os amigos? Novos objetivos? Razões para acreditar que tudo vai dar certo?


Em meio a todas nossas angústias individuais, no expediente entre um café e um e-mail, ou uma chamada telefônica importantíssima, um homem está só no canto da sala. O cabelo bagunçado contorna o rosto de solidão, e as roupas parecem trazê-lo de algum momento de 1920. Entre uma demanda e outra, ninguém parecia notá-lo, até que o silêncio da sala chama atenção. Alguma coisa vai acontecer aqui.

E aconteceu mesmo.

Ao driblar sua solidão e distrair-se manipulando pequenas bolas em uma estante de madeira, as habilidades do personagem malabarista nos apresenta outro problema: como dar conta de tantas bolinhas, sendo uma pessoa só? Seria essa uma alusão direta aos nossos limites? Como podemos dar conta de tantos problemas, desejos e angústias, sendo uma pessoa só? Qual o limite do nosso corpo e da nossa mente?

Acreditem, ou não, isso (também) é circo!


Otávio Fantinato apresenta o Festival Internacional Sesc de Circo aos colaboradores do United Health Group

Na última semana, oito empresas do comércio, prestação de serviços e turismo abriram suas portas para a intervenção in(e)stante, levada pelo artista Otavio Fantinato à convite do Sesc. A ação foi uma espécie de degustação do que está por vir: de 13 a 23 de junho, 14 unidades do Sesc realizam o Circos - Festival Internacional Sesc de Circos, que apresenta um panorama diversificado da produção artística do circo contemporâneo, e suas mais diversas possibilidades de temas, indo da alegria à solidão, e formatos, como espetáculos, intervenções e ações formativas.

Nurap, SP Escola de Teatro, United Health Group, Sociedade Amiga e Esportiva Jardim Copacabana, Oxan Atacadista, Top Therm, Apdata do Brasil e Aliança Francesa foram as empresas que receberam o Sesc em mais uma ação do Programa de Relacionamento com Empresas. Na ocasião foi possível aos colaboradores não só tomar contato com uma ação artística habitual nas unidades do Sesc, mas também parar, refletir, contemplar, sorrir e se emocionar por alguns minutos dentro da rotina diária. Afinal, do que depende o bem-estar de cada um de nós?


 

-----------------
Para conhecer todas as possibilidades do Programa de Relacionamento com Empresas, e receber o Sesc no seu local de trabalho, confira aqui a lista de unidades do Sesc com seus respectivos contatos, ou entre em contato pelo email credenciamento@sescsp.org.br.


Já para saber mais sobre a 5a edição do Circos, acesse circos.sescsp.org.br e conheça toda a programação. Otávio Fantinato, o personagem deste texto, compõe a Cia. do Relativo e está no Festival com o espetáculo inédito Risco, no Sesc Belenzinho.