Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Acervo Vivo

Você já olhou para as paredes do Sesc São José dos Campos? Sabia que tem obras instaladas na Central de Atendimento, na Sala de Leitura e até no Ginásio? Todas elas fazem parte do Acervo Sesc de Arte Brasileira, que está espalhado em diversos pontos nas 44 Unidades do Sesc São Paulo e oferece ao público uma coleção representativa da produção artística nacional das últimas décadas.

Mas de fato, o que é um acervo? A palavra tem origem no latim acervu e significa quantidade, patrimônio, coleção ou conjunto de obras. O Acervo Sesc de Arte Brasileira conta com mais de 2 mil peças, entre Arte Popular Moderna e Contemporânea, e diversas técnicas, como pintura, gravura, escultura, fotografia, desenho, vídeo e instalações.  Na unidade de São José dos Campos podemos encontrar 37 obras desse acervo, entre gravuras, aquarelas, obras de técnica mista, fotografia e pintura.

O projeto Acervo Vivo surge do desejo promover um novo olhar para as obras de arte que vemos todos os dias nas paredes da unidade. Estimula também a procurar pela unidade as outras obras que não foram deslocadas para a exposição e, a partir das experiências propostas pela curadoria, repensar nossa relação com essas obras.

A exposição é formada pelas obras de Ivone Couto (Litografia -sem título/ 1977), Gilvan Samico (O Comedor de folhas/1962), Clóvis Graciano (Sem título - Tema Grupo Musical), Siron Franco (Dez Visões Rupestres 01 e 09/ 1997), Ivonaldo (Paisagem Nordestina com Ônibus e Frutas/1971) e Irene Lufting (Explosão Demográfica/ 1980 e Água/1980), que apresentam características, técnicas e estilos bastante diversos e que convidam à reflexão sobre os diferentes processos que resultam na construção de uma obra, no registro de uma imagem, um momento, uma memória. A partir desse recorte curatorial pretende propiciar ao público um aprofundamento quanto às questões poéticas dos artistas, o diálogo entre as obras selecionadas e, principalmente, um estímulo à percepção das criações artísticas expostas na unidade.