Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aprendendo com economia solidária

Máquina de tear - Foto de Lúcio Érico
Máquina de tear - Foto de Lúcio Érico

A economia solidária é um conjunto de princípios e ações que visam diminuir a desigualdade nos ganhos monetários com resultado na melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos, direta e indiretamente nesse ciclo produtivo.

Esse é um dos princípios da Valorização Social, área que atua no desenvolvimento de ações socioeducativas que lidam com aspectos diversos da cultura, com o objetivo de contribuir para a inserção produtiva, valorizando e difundindo saberes relativos ao trabalho em seus aspectos culturais, ancestrais e sociais.

Se você quer saber mais sobre o que é economia solidária, e quem sabe começar ou desenvolver um negócio social, de maio até julho, o Sesc Guarulhos realizará dois cursos explicando um pouco mais sobre isso:

Sustentabilidade e Economia Solidária

O curso abordará de forma dinâmica o que é a Economia Solidária e sua aproximação com o conceito de sustentabilidade e, em especial, a relação consumo/desperdício.

Ministrado pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (USP). Ele acontece de 14/5 a 30/7, terças, das 14h às 17h. Exceto dia 9/7.  Para participar é necessário realizar inscrição através do Portal Sesc-SP a partir do dia 02/05 e no Sesc Guarulhos a partir do dia 14/5.  Lembrando que as vagas são limitadas.

Experiências Inspiradoras

Encontro mensal para apresentação de experiências que possam servir de inspiração para o desenvolvimento local de artesãos e empreendedores sociais. O primeiro encontro será com os projetos Tear (Guarulhos-SP), Cooperativa de Café Guaií (Minas Gerais) e Consumo Consciente ABC (Santo André-SP) no dia 25/05 (sábado), das 14h às 17h. As inscrições aconteceram na Unidade.

Elaboração de Caderno Artesanal

Será apresentada a técnica de produção de caderno com costura cruzada e a capa de papelão pintada. O curso será conduzido pelo Projeto Tear de Guarulhos e Dulcineia Catadora. Os encontros aconteceram de 15 a 29 de maio todas as quartas, das 14h às 17h.

>> As vagas são limitadas e, para participar, é necessário realizar inscrição através do Portal ou no próprio Sesc Guarulhos.