Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Das telonas para os palcos, já curtiu um show só com trilhas?

Quem nunca reviveu a cena de um filme ou um momento do passado ao escutar uma trilha sonora eternizada pelo cinema? “Tem gente que se emociona lembrando alguma passagem da vida, de um relacionamento, da infância. É muito legal ver a reação do público durante as músicas, com o apoio do telão que transmite trechos dos filmes”, descreve Rodrigo Rodrigues, integrante da banda The Soundtrackers – Os tocadores de trilhas. O repertório do grupo é composto por músicas do gênero pop que se tornaram clássicos devido ao sucesso dos filmes. 

É esse universo que a banda traz para o Super Maio, projeto do Sesc Birigui que reúne atrações do universo nerd e geek. O mês foi escolhido devido a duas datas: o "Dia da Força" e o dia do "Orgulho Nerd". 

A ideia de ter uma banda que tocasse só músicas de filmes sempre foi um sonho do jornalista e guitarrista Rodrigo Rodrigues, como uma forma de unir suas maiores paixões: a música e o cinema. Rodrigues já chegou até a escrever um almanaque sobre trilhas sonoras. Mas todos os integrantes da banda são vidrados em cinema e se consideram “geeks” ou “nerds”. Agora, quando o assunto é filme, cada um tem o seu preferido  – o do guitarrista é De volta para o futuro, de Robert Zemeckis, estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd.

Hoje os Tocadores de Trilhas contam com cerca de cem canções no repertório. “Se as pessoas voltarem para casa com a vontade de rever algum dos clássicos, missão cumprida”, afirma Rodrigues. Saiba mais sobre o grupo no bate-papo a seguir.

Como começou a banda The Soundtrackers?
Tive a ideia no final dos anos de 1990, no Rio de Janeiro, quando ganhei de um amigo que voltava do Japão um CD só com trilhas de filmes dos anos 80. Na hora pensei: isso dá um show! Mas o projeto ficou anos engavetado, só fui tentar colocar em prática nos anos 2000, em São Paulo. Foi natural juntar duas paixões. Fui criança nos anos 80, quase todo filme da época tinha uma música estourada nas rádios, as mídias se completavam.

Vocês tiveram alguma resistência devido ao estilo?
Nenhuma resistência, pelo contrário! Difícil alguém que não se identifique em ao menos um momento do show, já que fazemos uma linha do tempo das trilhas, dos anos 1950 até os dias atuais. No final de 2010, a banda lançou seu primeiro DVD. Mas a grande felicidade está no alcance da versão digital do CD, disponível na iTunes Store, que vende no mundo inteiro, em países como EUA, Alemanha, Austrália, Itália, Japão, Inglaterra, Argentina, França, Espanha, Holanda e até na Grécia.

Como a proposta da banda se relaciona com o projeto Super Maio, realizado pelo Sesc Birigui?
A proposta do Super Maio tem tudo a ver com o The Soundtrackers e vai ser nossa primeira vez em Birigui, estamos muito animados! A missão da banda é manter os filmes vivos por meio das trilhas, despertar a vontade do público de assistir as películas... E esse tipo de evento é o ambiente perfeito para isso!

O show é gratuito e acontece na sexta feira (24/5), às 20h, na área de convivência do Sesc Birigui.