Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Entre cartuchos e consoles

O primeiro console de videogame da história surgiu em maio de 1972. Era um modelo chamado Odyssey, da empresa americana Magnavoxs. Mas foi só no final da década de 1970 que o game chegou no Brasil, e não demorou para tecnologia da época surpreender aqueles que já tinham se apaixonado por esse novo aparelho.

Em 1978 foi lançado o fenômeno Atari, hoje considerado um ícone dos anos 80. E na sequência vieram Super Nintendo, Mega Drive e tantos outros, que fizeram e fazem a cabeça dos amantes desse universo.

Console Odyssey de 1978

Na exposição “Games Antigos” no Sesc Birigui é possível passear por toda essa história e ver de perto um Odyssey ou até mesmo um Atari. Em cartaz durante o Super Maio, mês em que a programação da unidade faz um mergulho no universo nerd e geek, a mostra reúne acervo que conta com consoles e jogos das décadas de 70 até os dias atuais. 

Os itens fazem parte do acervo particular do colecionador Alex Yamazawa, que conta com mais de sessenta consoles.

“Eu lembro que minha mãe não conseguia instalar, e eu fui lá e consegui, coloquei a fita e joguei o meu primeiro videogame”.

O garotinho que fez isso tinha apenas seis anos, e logo se tornaria um dos maiores colecionadores de games do interior do Estado de São Paulo. Exagero? Bom, ele é modesto, diz que não é pra tanto. Mas a verdade é que hoje, aos 28 anos, Alex Yamazawa possui quase 300 itens, entre consoles, cartuchos e miniaturas relacionadas ao universo dos games. Hoje o maior colecionador do país, o xará Alex Mamed Jordão, tem cerca de 386 consoles.

Mas afinal, qual foi o primeiro game dele, o que despertou toda essa paixão de colecionador?

“Essa paixão surgiu a partir do momento em que eu ganhei o primeiro game que foi o Mega Drive 16 bit”.

Apesar desse ter sido o primeiro, o queridinho da coleção é outro.

Esse Super Nintendo é do ano de 1991. O xodó dele. E já dá pra saber o que ele mais jogava aí né? Super Mário Bros. O jogo lançado em 1985 é considerado um verdadeiro clássico, e continua inspirando até hoje diversas versões das aventuras dos irmãos encanadores nos consoles da empresa japonesa.

“É muito gratificante o pessoal ver né... O pessoal que é da época, da minha época, de 25, 30 anos atrás, o pessoal que jogou, olhar, relembrar, porque hoje a gente já não vê mais no mercado esses games. Não fabrica mais. Pessoal vai ficar feliz, vai ser gratificante. Tem muita gente que se emociona...”.

E Alex disse que não parou de jogar não, toda vez que bate aquela vontade, ele vai lá, liga o game, e curte os jogos mais antigos. Aliás, o colecionador disse que já jogou em absolutamente todos os consoles. Os aparelhos além de muito bem conservados, funcionam. Isso porque ainda na adolescência, Alex acabou trabalhando com o que mais gostava.

“Comecei a trabalhar com quatorze anos numa loja de games, aí comecei a me interessar mais ainda, a fazer a manutenção dos games, e a partir daí não parei mais mesmo”.

A coleção toda está estimada em R$ 35 mil reais, mas ele diz que dinheiro nenhum paga tudo o que construiu.

“Tem mais do que um valor monetário, eu não vendo. Independentemente do valor eu não vendo.”

E rindo ele disse que ninguém coloca a mão, nos games não! Só ele que limpa.

E quem visita a exposição, fica num clima de nostalgia. O estudante Gustavo Ferreira, de 18 anos, disse que voltou à infância ao passear pelas estantes. Ele tinha um Super Nintendo, e era do tipo que jogava todos os dias!  

“Esse game foi o jogo que eu mais joguei quando eu era pequeno. Eu lembro de acordar cedo, arrumar a casa rapidão, depois eu sentava na frente da TV, chamava meu primo, colocava a fita no videogame, pegava os controles e jogava.

E o jogo abaixo, conhece?! Quem se aventurou pelos videogames nos anos 70 e 80 com certeza lembra bem do Pac-Man.

O jogo foi lançado em 22 de maio de 1980, conhecido no Brasil como Come-come. Foi criado por Toru Iwatani, desenvolvedor da empresa japonesa Namco. Logo o game transformou-se num fenômeno da cultura pop, arrecadando US$ 1 bilhão nas máquinas de fliperama dos Eua só na primeira década de existência. Quer uma mais uma curiosidade sobre esse game? O original, lançado em 1980, foi um dos quatorze jogos selecionados para coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Dyncom, Dactar e o famoso Atari com detalhes em madeira.
 

A exposição fica até o dia 26 de maio no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui e a visitação é gratuita.