Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As aventuras de uma chef geek

Todo mundo tem um talento. Alguns cantam, outros dançam, desenham ou escrevem. Também têm aqueles que consertam coisas e fazem invenções com os mais diversos objetos. Mas o talento de Larissa Lima é diferente de todos esses: Ela é cozinheira e se aventura no preparo de pratos geeks. 

Seu pai é confeiteiro, e tudo começou com a influência da família, formada por padeiros e cozinheiros. A junção do amor pela comida, a experiência dos pais com a cozinha e a curiosidade que tinha ao ver os pratos dos seriados de televisão, colaborou para que ela se tornasse uma chef de cozinha, ou melhor, a Chef Geek. A ideia deu tão certo que resultou em um canal do youtube apresentado por Larissa, em que ela ensina como preparar receitas de filmes e series famosas.  

Ela afirma que o objetivo dos vídeos é mostrar o lado científico e cultural da culinária, que explique os “porquês” da cozinha. A chef de cozinha estará no Sesc Birigui para ministrar as oficinas de cozinha geek Confeitando com Friends e Receitas de um Nerd Raiz, dias 22 e 23, às 18h, respectivamente. As atividades fazem parte do projeto Super Maio, que celebra o Dia da Força (4) e o Dia do Orgulho Nerd (25) com uma programação repleta de elementos da cultura Geek que transita pelas HQs, games e tecnologias.

Aproveitamos para bater um papo com ela sobre o universo nerd, filmes, receitas e curiosidades dos pratos na televisão. Confere aí!

 

EOnline: Para a gente já começar bem, o que você prefere: Star Wars ou Harry Potter? Por quê?  

Larissa: Ahh! Harry Potter, sem dúvidas. Marcou minha adolescência, especialmente porque eu assistia com meu irmão. Me remete muito a bons momentos ao lado dele.

EOnline: Na sua opinião, quais são os 5 melhores filmes do universo nerd e geek? Por quê? Qual é a sua relação com a história de cada um dos longas?

Larissa: Não consigo dizer cinco, tem muito filme que amo! Sou muito apaixonada pelos filmes da Disney, marcaram demais a minha infância, todos eles. Eu também adoro a primeira trilogia do homem-aranha! Ele é o meu super-herói preferido. Gosto muito dele porque é um personagem humanizado. Apesar dos superpoderes, ele tem que lidar com problemas reais do dia a dia.

EOnline: Você está maratonando alguma série agora? Se sim, qual é e o que está achando? Obs: SEM SPOILERS! Rs.

Larissa: Terminei recentemente Special, da Netflix. Conta a história de um jovem com paralisia cerebral e como ele lida com os desafios de trabalho e relacionamentos. Vou parar por aqui para não soltar spoiler, mas vale muito a pena assistir. É um tema importante, mas que não vemos muito na grande mídia.

EOnline: Qual é a série do momento, para você? Por quê?

Larissa: Sex Education, da Netflix, sem dúvidas. Porque traz temas importantes do universo jovem, que muitas vezes são tabus, mas que precisam ser debatidos. E ainda assim é uma série muito leve e divertida. Acho muito importante todo mundo assistir, professores, pais e os próprios jovens.

EOnline: Dos pratos do mundo do entretenimento, quais você mais gosta? Por quê?

Larissa: Adoro várias! Triflê da Rachel (Friends) e Hambúrguer de Siri (Bob Esponja). Mas o meu preferido mesmo é o prato de autoria do Ratatouille, do filme. É uma receita que adoro e faço sempre em casa.

EOnline: Qual foi a primeira receita geek que você aprendeu a cozinhar? Por que essa foi a escolhida? Nos conte essa história.

Larissa: Foi o Hambúrguer do Marshall, da série How I Met Your Mother. É uma das séries que mais amo e já maratonei mil vezes. Esse episódio gira em torno de um personagem super carismático, e por isso foi a primeira receita que reproduzi. Também foi a primeira que ensinei no canal. Queria começar com algo que realmente imprimisse um pouco do que sou e do que gosto.

EOnline: Teve alguma receita que parecia fácil nas telonas mas na prática não deu certo? Qual é e como foi o processo?

Larissa: Nossa! Sem dúvidas, cerveja amanteigada do Harry Potter foi o maior desafio. Misturar sorvete, manteiga e refrigerante em um só preparo é muito difícil. Precisei fazer vários testes até chegar em um sabor aceitável.

EOnline: Então, quem é Larissa no universo nerd? Como seria o seu personagem?

Larissa: Acho que seria a junção dos meus personagens favoritos: Magali da Turma da Mônica, Phoebe do Friends e a Felícia dos Looney Tunes. Seria um personagem que gosta de cuidar do outro e comer, então provavelmente eu seria uma cozinheira mesmo rsrs.

EOnline: Você pode contar alguma história sobre a gastronomia como experiência afetiva, que você cita no vídeo introdutório do seu canal?

Larissa: Vixe! Muito difícil! Comida afetiva está ligada diretamente a nossa memória. O sabor remete a momentos e pessoas marcantes nas nossas vidas. Então, não consigo citar uma história só. Minha vida é rodeada de sabores afetivos. Minhas lembranças favoritas são dos pratos que minha avó fazia, especialmente aqueles que comíamos juntas e com as mãos. Lembro dos sabores, cheiros e sensações até hoje. Mas não posso deixar de citar o bolo de carimã delicioso feito pela minha mãe, a cocada de coco queimado da minha madrinha, o cheiro de pão assando nas padarias dos meus tios, a torta de tapioca com doce de leite que meu pai faz em todos os meus aniversários, os pratos inventados de madrugada com a minha irmã e a macarronada que meu melhor amigo fazia nos encontros da galera. Todos esses são sabores os que aquecem minhas lembranças e meu coração. Isso é gastronomia como experiência afetiva.