Postado em
As aventuras de uma chef geek
Todo mundo tem um talento. Alguns cantam, outros dançam, desenham ou escrevem. Também têm aqueles que consertam coisas e fazem invenções com os mais diversos objetos. Mas o talento de Larissa Lima é diferente de todos esses: Ela é cozinheira e se aventura no preparo de pratos geeks.
Seu pai é confeiteiro, e tudo começou com a influência da família, formada por padeiros e cozinheiros. A junção do amor pela comida, a experiência dos pais com a cozinha e a curiosidade que tinha ao ver os pratos dos seriados de televisão, colaborou para que ela se tornasse uma chef de cozinha, ou melhor, a Chef Geek. A ideia deu tão certo que resultou em um canal do youtube apresentado por Larissa, em que ela ensina como preparar receitas de filmes e series famosas.
Ela afirma que o objetivo dos vídeos é mostrar o lado científico e cultural da culinária, que explique os “porquês” da cozinha. A chef de cozinha estará no Sesc Birigui para ministrar as oficinas de cozinha geek Confeitando com Friends e Receitas de um Nerd Raiz, dias 22 e 23, às 18h, respectivamente. As atividades fazem parte do projeto Super Maio, que celebra o Dia da Força (4) e o Dia do Orgulho Nerd (25) com uma programação repleta de elementos da cultura Geek que transita pelas HQs, games e tecnologias.
Aproveitamos para bater um papo com ela sobre o universo nerd, filmes, receitas e curiosidades dos pratos na televisão. Confere aí!
EOnline: Para a gente já começar bem, o que você prefere: Star Wars ou Harry Potter? Por quê?
Larissa: Ahh! Harry Potter, sem dúvidas. Marcou minha adolescência, especialmente porque eu assistia com meu irmão. Me remete muito a bons momentos ao lado dele.
EOnline: Na sua opinião, quais são os 5 melhores filmes do universo nerd e geek? Por quê? Qual é a sua relação com a história de cada um dos longas?
Larissa: Não consigo dizer cinco, tem muito filme que amo! Sou muito apaixonada pelos filmes da Disney, marcaram demais a minha infância, todos eles. Eu também adoro a primeira trilogia do homem-aranha! Ele é o meu super-herói preferido. Gosto muito dele porque é um personagem humanizado. Apesar dos superpoderes, ele tem que lidar com problemas reais do dia a dia.
EOnline: Você está maratonando alguma série agora? Se sim, qual é e o que está achando? Obs: SEM SPOILERS! Rs.
Larissa: Terminei recentemente Special, da Netflix. Conta a história de um jovem com paralisia cerebral e como ele lida com os desafios de trabalho e relacionamentos. Vou parar por aqui para não soltar spoiler, mas vale muito a pena assistir. É um tema importante, mas que não vemos muito na grande mídia.
EOnline: Qual é a série do momento, para você? Por quê?
Larissa: Sex Education, da Netflix, sem dúvidas. Porque traz temas importantes do universo jovem, que muitas vezes são tabus, mas que precisam ser debatidos. E ainda assim é uma série muito leve e divertida. Acho muito importante todo mundo assistir, professores, pais e os próprios jovens.
EOnline: Dos pratos do mundo do entretenimento, quais você mais gosta? Por quê?
Larissa: Adoro várias! Triflê da Rachel (Friends) e Hambúrguer de Siri (Bob Esponja). Mas o meu preferido mesmo é o prato de autoria do Ratatouille, do filme. É uma receita que adoro e faço sempre em casa.
EOnline: Qual foi a primeira receita geek que você aprendeu a cozinhar? Por que essa foi a escolhida? Nos conte essa história.
Larissa: Foi o Hambúrguer do Marshall, da série How I Met Your Mother. É uma das séries que mais amo e já maratonei mil vezes. Esse episódio gira em torno de um personagem super carismático, e por isso foi a primeira receita que reproduzi. Também foi a primeira que ensinei no canal. Queria começar com algo que realmente imprimisse um pouco do que sou e do que gosto.
EOnline: Teve alguma receita que parecia fácil nas telonas mas na prática não deu certo? Qual é e como foi o processo?
Larissa: Nossa! Sem dúvidas, cerveja amanteigada do Harry Potter foi o maior desafio. Misturar sorvete, manteiga e refrigerante em um só preparo é muito difícil. Precisei fazer vários testes até chegar em um sabor aceitável.
EOnline: Então, quem é Larissa no universo nerd? Como seria o seu personagem?
Larissa: Acho que seria a junção dos meus personagens favoritos: Magali da Turma da Mônica, Phoebe do Friends e a Felícia dos Looney Tunes. Seria um personagem que gosta de cuidar do outro e comer, então provavelmente eu seria uma cozinheira mesmo rsrs.
EOnline: Você pode contar alguma história sobre a gastronomia como experiência afetiva, que você cita no vídeo introdutório do seu canal?