Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra de Arte da Juventude anuncia selecionados para sua 29ª edição

Imagem da 28ª Mostra de Arte da Juventude – Premiados, realizada em 2017/2018 (Sesc Ribeirão Preto)
Imagem da 28ª Mostra de Arte da Juventude – Premiados, realizada em 2017/2018 (Sesc Ribeirão Preto)

A comissão de seleção e premiação da 29ª Mostra de Arte da Juventude, composta por Ana Roman, Marcelo Amorim e Juliana Okuda Campaneli, anuncia (veja a lista abaixo) as 15 inscrições selecionadas de artistas para a edição da exposição coletiva que abre no início de outubro, no Sesc Ribeirão Preto. Ana Roman e Marcelo Amorim assinam também a curadoria da MAJ desse ano.

Criada em 1989 com o objetivo de estimular os jovens artistas da cidade, a Mostra de Arte da Juventude é hoje um dos mais importantes projetos de estímulo à produção artística emergente no interior paulista. Nas últimas décadas, a MAJ tem contribuído para a formação de artistas com idade entre 15 e 30 anos, além de ampliar a visibilidade sobre suas obras e processos de produção, criando tanto novas possibilidades de fruição artística quanto de formação de públicos para as artes visuais.

De 15 de março a 30 de abril de 2019, o Sesc recebeu inscrições de obras de artistas de até 30 anos de 11 estados do país e também do Distrito Federal. Foram, em sua maioria, artistas residentes na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, que responderam à convocatória, que despertou também o interesse de jovens artistas das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
 

Artistas selecionados para 29ª Mostra de Arte da Juventude

Ana Hortides (RJ)
Carolina Marostica (RS)
Catarina Sabino (SP)
Daniel Higa (RS)
Fábio Menino (SP)
Heloisa F. Pajtak (Alaska) (SP)
Ilê Sartuzi (SP)
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda (RJ) – dupla
Julia Pereira (SP)
Tangerina Bruno (SP) – dupla
Lucas Naganuma (SP)
Matheus Souza (SP)
Rodrigo Arruda (SP)
Talles Lopes (GO)
Vicente Lima (RS)
 

No vídeo abaixo, os curadores Ana Roman e Marcelo Amorim comentam como foi o processo de seleção das obras inscritas para a edição desse ano da mostra e falam também sobre a importância da MAJ e de outros espaços que colocam em evidência a produção de artistas em início de carreira.

 

 

Voltada para a produção nacional contemporânea, a Mostra de Arte da Juventude passou a ser realizada em edições bienais, sempre contando com as obras de artistas selecionados e ações formativas para pessoas do campo das artes visuais e interessados em geral.
 

Comissão de seleção e premiação da 29ª Mostra de Arte da Juventude

Ana Roman (1990) é mestre em Geografia pela FFLCH-USP e doutoranda em Art History and Theory na Universidade de Essex. Dedica-se atualmente a pesquisa em arte contemporânea, curadoria e a escrita de textos críticos. Foi curadora, curadora assistente e pesquisadora em diversas mostras e exposições realizadas em importantes instituições culturais do país. Organizou as duas edições do curso "Exposições de arte: curadoria, mediação e produção" na Casa Plana, em 2017 e 2018.

Marcelo Amorim (1977) é artista visual e curador independente. Pós-graduado em Mídias Interativas pelo Centro Universitário Senac, é editor formado em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi coordenador editorial do Paço das Artes entre 2004 e 2008. Entre 2009 e 2016 dirigiu o Ateliê397. É um dos orientadores do grupo de acompanhamento de processos artísticos Hermes Artes Visuais. Realizou diversas exposições individuais e participou também de mostras coletivas.

Juliana Okuda Campaneli (1983) é assistente técnica da Gerência de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo. É graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Foi educadora em instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo, entre 2003 e 2008.
 

29ª Mostra de Arte da Juventude
Abertura: 3 de outubro de 2019, às 20h
Visitação: 4 de outubro de 2019 a 26 de janeiro de 2020
Horário: Terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h
Local: Sesc Ribeirão Preto
Site da MAJ
Site do Sesc Ribeirão Preto