Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Thermas do Rock: A estrada até aqui

A história do festival é intimamente ligada a do Sesc Thermas de Presidente Prudente. Não à toa, seu número de edições representa a idade do Sesc prudentino. A unidade foi implantada no município em 16 de junho de 2007 e, em julho de 2008, já ocorria a primeira edição do então Thermas do Rock, trazendo para Área de Convivência nomes como Uns e Outros, Os Inocentes e Kid Vinil.

O festival evoluiu nos mesmos passos da unidade prudentina, sempre com o objetivo de promover acesso do público da região ao movimento artístico que cerca o rock e reforçar a importância histórico-social deste gênero musical.

Seguiu até 2014 no palco baixo e aconchegante da Área de Convivência, cuja proximidade do público com os artistas oportunizava uma experiência rica tanto nos shows quanto nas atividades formativas, como oficinas, workshops e bate-papos.

Naquele cenário, foi possível interagir de perto com Made in Brazil, Plebe Rude, Marcelo Bonfá, Thunderbird, Nenhum de Nós, Nasi + Kiko Zambianchi, King Bird, Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá, Dr. Sin, Cachorro Grande, Marcelo Nova, Aliados, Velhas Virgens, Fernando Magalhães (Barão Vermelho), entre tantos outros.

Show da banda Barão Vermelho no Sesc Thermas do Rock em 2018. Foto: Victor Greter

A partir de 2015, ganha a área verde do Sesc Thermas, ocupando o bosque e unindo o poder do rock com a vibração positiva da natureza numa área verde de mais de 34 mil metros quadrados que a unidade possui.

Assumindo ainda mais o caráter de festival, com atividades formativas ao longo da semana e shows à noite, em meio ao bosque, o Sesc Thermas do Rock abrange ainda mais público com nomes consagrados como Ira!, Raimundos, Replicantes, Ratos de Porão, Erasmo Carlos, Frejat, Sepultura, Dead Fish, Matanza, Odair José, Nação Zumbi, Autoramas, Barão Vermelho, Pavilhão 9, BNegão & Os Seletores de Frequência e Pato Fu.

Entretanto, sempre fazendo questão de representar a cena independente ou novos nomes do rock nacional, como Jonnata Doll & Os Garotos Solventes, Test, Scalene, The Baggios, Far From Alaska, Project46, Ego Kill Talent e Boogarins.


Outra presença sempre garantida ao longo desses 12 anos de Sesc Thermas do Rock são as bandas locais e da região. Já se apresentaram no festival as prudentinas Princesa Rebelde, Ação e Reação, Corsários de Cartola, Crusader, Semon, A simetria, Dipers, República 12, Karburálcool, Reverso e Dustt, além de Cabeça de Bagre (Tupã) e Banda Jambalay (Presidente Epitácio).

As atividades formativas para o público já tiveram papos e workshops com nomes do cenário musical como Carlos Eduardo Miranda, Kid Vinil, Clemente (Plebe Rude e Os Inocentes), Wander Wildner (ex-Replicantes), Max Kolesne (Krisiun), Eduardo Ardanuy (Dr. Sin), Alexandre Aposan (Oficina G3), Peninha Schmidt, Lucas Silveira (Fresno), Edgard Scandurra, Érika Martins (Autoramas) e a percursionista Lan Lanh.

As crianças também são sempre contempladas em oficinas e shows como Estralando o Roque (Banda Estralo), Pequeno Cidadão (Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antônio Pinto) e Coisinha (China, Lula Lira e Mobojó).

Em 2019, o maior festival de rock do Oeste Paulista chega à sua 12º edição com uma programação especial que inclui os shows de Os Paralamas do Sucesso, Humberto Gessinger, Cordel do Fogo Encantado, Angra, Korzus, Pepeu Gomes e Karina Buhr, além de vivências, bate-papos e atividades para os roqueiros mirins, como o show da Six RockStrings.

Confira tudo sobre o festival: sescsp.org.br/thermasdorock

Show da banda Barão Vermelho no Sesc Thermas do Rock em 2018. Foto: Victor Greter