Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A história do Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia

Inaugurado em 1986, o Conjunto Esportivo do Sesc expressa conceitos da arquiteta que o projetou
Inaugurado em 1986, o Conjunto Esportivo do Sesc expressa conceitos da arquiteta que o projetou

Se a Área de Convivência e as Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia surgiram a partir da readequação e requalificação de uma antiga fábrica de tambores, o Conjunto Esportivo foi pensado pela equipe de arquitetura comandada por Lina Bo Bardi como um espaço para abrigar uma multiplicidade de atividades físicas. 

O início da construção do esportivo data de 1982 e sua inauguração aconteceu quatro anos depois, em 1986. No projeto, dois blocos de concreto aparente são interligados por quatro níveis de passarelas que levam aos quatro ginásios poliesportivos. Aos pés do Prédio, está o Deck Solarium, um espaço que faz às vezes de uma praia urbana e representa o correr do rio que corta o bairro da Pompeia. 

Neste vídeo de hoje, a equipe da unidade conta a história deste espaço.

--

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia), você vai desbravar curiosidades sobre a história, a arquitetura e o processo de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.