Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

12 Momentos do Sesc Thermas do Rock que merecem ser lembrados

O Sesc Thermas do Rock chega este ano à sua 12ª edição e, para celebrar e fazer um esquenta para o festival de 2019, separamos 12 momentos marcantes da história do festival que merecem ser lembrados: 

1. O Sesc Thermas do Rock nasce praticamente junto com a instalação da Unidade Sesc Thermas em Presidente Prudente. São 12 anos de implantação na cidade e 12 edições do festival. 

2. Antes de ser concebido, o Sesc Thermas do Rock mobilizou a equipe da Unidade em busca de um histórico da cidade. A partir de conversas com grupos e pessoas envolvidas com a música, como Eugênio Balan, Cesar Crepaldi, entre outros, veio a ideia de realizar um projeto relacionado ao rock, por se considerar que o gênero, outrora muito forte, estava adormecido na região, apesar de um público fiel. 

3. Começando a tatear esse universo e o impacto no público, o festival iniciou gratuito em 2008 e ocorria somente aos finais de semana. Para potencializar o evento, em seus primeiros anos, houve convite a curadores para pensar o Sesc Thermas do Rock. 

4. A edição de 2010 teve a curadoria de Clemente Nascimento (Inocentes e Plebe Rude), que trouxe ao festival uma homenagem ao rock paulista com oficinas, bate-papos e shows das bandas Ludov, Violeta de Outono e o projeto Combat Rock, que reunia ícones do punk rock nacional como Ari Baltazar (365), Clemente (Inocentes), Redson (Cólera) e Mingau (Ultraje a Rigor).  

5. Wander Wildner (Os Replicantes) participou da construção da edição de 2011, quando o festival ocorreu sob a bandeira do rock gaúcho, com shows de Pública, Wander Wildner, Pata de Elefante e Graforréia Xilarmônica. 

6. Outra grande apresentação marcada no festival foi a homenagem feita em 2009 a Legião Urbana, com shows de Marcelo Bonfá e Dado Vila Lobos, na primeira e única vez que o Sesc Thermas do Rock saiu da Unidade e ocorreu no ginásio do Tênis Clube. 

7. Representantes de estilos diferentes e demonstrando a evolução do Sesc Thermas do Rock, as edições de 2013 e 2014 apresentaram toda a pluralidade do rock com nomes como Dr. Sin, Marcelo Nova, Cachorro Grande, Plebe Rude e Velhas Virgens.

8. A mudança de cenário do Sesc Thermas do Rock foi um momento marcante na história do festival. Crescendo ainda mais, em 2015 deixou da Área de Convivência e tomou o Bosque da Unidade, abrindo ainda mais espaço para o público e evidenciando as particularidades do Sesc Thermas, que possui grande área verde. O rock em meio às árvores passou a ser um charme característico do evento. 

9. Em meio a essa atmosfera peculiar, o público viu nas noites de show no bosque apresentações de nomes consagrados do rock nacional, que demonstram toda sua diversidade, como Raimundos, Ratos de Porão, Erasmo Carlos, Frejat, Dead Fish, Matanza, Odair José, Nação Zumbi, Autoramas, Barão Vermelho, Pavilhão 9, BNegão & Os Seletores de Frequência e Pato Fu.

10. A banda Ira! teve um hiato em sua trajetória e o Sesc Thermas do Rock foi palco da turnê de reencontro do grupo, em 2015, capitaneado por Nasi e Edgard Scandurra.

11. O palco do bosque também entrou para história ao receber pela primeira vez em Presidente Prudente o Sepultura, uma das bandas brasileiras mais influentes no mundo. Noite inesquecível para o público.

12. A valorização dos artistas locais é um ponto sempre presente. Já passaram pelo Sesc Thermas do Rock bandas como Princesa Rebelde, Ação e Reação, Corsários de Cartola, Crusader, Semon, A simetria, Dipers, República 12, Karburálcool, Reverso e Dustt, além de Cabeça de Bagre (Tupã) e Banda Jambalay (Presidente Epitácio). 

>> Acompanhe tudo sobre o Sesc Thermas do Rock 2019: sescsp.org.br/thermasdorock