Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para começar em agosto

Agosto às vezes parece que tem um rosto de começo do fim. Inicia já com o fim das férias escolares de julho, e marca a metade final do ano. O que, no fundo, não significa muita coisa. Porque agosto, no Sesc Carmo, é justamente o momento em que começarão diversos cursos, para múltiplos interesses. Alguns desses cursos seguirão até novembro, enquanto outros têm durações mais curtas. E se for difícil escolher, a boa notícia é que aulas abertas possibilitam conhecer um pouco mais dos temas de alguns desses cursos.

Nos dias 06, 08 e 09, a Área de Convivência é o espaço para se aproximar da pintura, da marchetaria e da tecelagem. Os professores Lucas Lopes, Marcelo Bioni e Nádia Pupo apresentarão, cada um em um dia, um pouco das técnicas com que trabalham - e que depois poderão ser vivenciadas nos cursos Introdução à pintura: Tinta acrílica, guache, aquarela e tintas naturais, Marchetaria - Fábrica de Jogos e Introdução à Tecelagem Manual com duração até o mês de novembro. Ah! E quem quiser ter um primeiro contato com a máquina de costura, agulhas, tesoura, o curso ABC da Costura também começa na segunda semana do mês de agosto.

Jovens e crianças têm um espaço especial nessa programação de cursos do Sesc Carmo. No Espaço de Tecnologias e Artes da unidade, o Mini Lab de impressão 3D e o de Audiovisual recebem a galera que tem entre 7 e 12 anos para encontros semanais às segundas-feiras, com atividades voltadas ao desenvolvimento de raciocínio lógico, coordenação motora, trabalho em equipe, organização e criatividade. Já às quartas, a sala recebe jovens de mais de 12 anos para colocar em prática suas propostas em audiovisual, fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas analógicas ou digitais. Sempre sob a orientação do educador de Tecnologias e Artes. ;)

Para quem se interessa por artes manuais, têm início também os cursos Sashiko Boro, Transformar e Decorar: caixotes de feira e Encadernação e cartonagem: livro de receitas.

Mas há ainda muitas outras opções de cursos curtos, para quem gosta de música, literatura, filosofia, exercício físico, tudo isso ou só uma ou outra coisa. A Bateroterapia, por exemplo, alia bateria e fisioterapia, combinando exercícios rítmicos, com conotações fisioterapêuticas e lúdicas, juntamente com exercícios físicos e alongamentos funcionais.

De 05 a 26 de agosto, Izilda Johanson discute O feminismo existencialista de Simone de Beauvoir, apresentando o lugar que a obra da filósofa, especificamente com seu livro "O segundo sexo", ocupa junto à teoria e à prática feminista e também, por outro lado, em meio à história do pensamento no século XX. Entre 07 e 28, Catharine Rodrigues ensina na Oficina de Legendagem os aspectos básicos desta técnica, permitindo que, ao final do curso, as participantes tenham condições de realizar satisfatoriamente a legendagem de produções em audiovisual. No finzinho do mês, Verônica Borges conduz o curso Percussão para mulheres, parte das Oficinas Afetivas, aliando aulas de percussão e troca de experiências entre as participantes. Para quem gosta de escrever, são duas as oficinas que têm esse mote. Daniel Viana conduz o EU, poético-performático com o objetivo de contribuir para a criação de práticas performáticas usando poemas e textos autorais como suporte. Já Aline Bei leva ao Clube de Escrita técnicas de criação literária que levaram à produção de seu primeiro livro "O peso do pássaro morto", com intuito de enveredar pelos caminhos da prosa poética ou do poema em prosa. Por fim, a oficina Direito à Cidade: População em Situação de Rua, Políticas Públicas e Direitos voltada a trabalhadores dos diferentes serviços socioassistenciais e de saúde, busca compreender e discutir as exigências e desafios postos pela população em situação de rua da cidade de São Paulo.

>> As inscrições para esses cursos acontecem a partir de 01 de agosto na Central de Atendimento do Sesc Carmo. Aqueles que são gratuitos contam com inscrições também através do e-mail: cursos@carmo.sescsp.org.br. O Sesc Carmo fica na Rua do Carmo, número 147, a poucos metros da estação Sé do metrô.