Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O papel da curadoria educativa nas exposições de artes visuais

Luiz Guilherme Vergara em palestra oferecida ao público no Sesc Santos | Foto: Danny Abensur
Luiz Guilherme Vergara em palestra oferecida ao público no Sesc Santos | Foto: Danny Abensur

Em 1996, o hoje professor associado do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luiz Guilherme Vergara publicou nos anais do Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) um ensaio em que apresentava suas perspectivas sobre a noção de "curadoria educativa" e discutia também "estratégias de engajamento do público na experiência da arte contemporânea".

O texto de Vergara – ainda hoje uma importante referência para quem estuda arte e educação – foi incluído na coletânea de artigos e entrevistas Agite antes de usar. Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina, organizada por Renata Cervetto e Miguel A. Lopéz, e publicada em português pelas Edições Sesc no ano passado.

No final de junho, a convite da editora, Vergara veio conversar com público do Sesc Santos, sobre educação artística e a função pedagógica da arte. Minutos antes do bate-papo, a EOnline aproveitou a visita de Vergara à exposição Arte-Veículo (aberta a visitação até 28/7 na unidade) e o entrevistou (assista ao vídeo abaixo) para entender a atualidade de conceitos relacionados à mediação cultural e à experiência da arte que o pesquisador vem discutindo há mais de duas décadas.

 

 

Além do vínculo com o Programa de Estudos Contemporâneos das Artes da UFF, Vergara é também coordenador, juntamente com Tato Taborda, do curso de graduação em Artes da universidade e cofundador do Instituto Mesa. Foi, por muitos anos, curador e diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

O livro Agite antes de usar. pode ser encontrado na Loja Sesc virtual.