Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

6 exposições voltam e chegam a novos públicos em agosto

Exposição
Exposição "Para Respirar Liberdade" quando esteve no Sesc Bom Retiro | Foto: Anderson Rodrigues

Em agosto, chegam a unidades do Sesc na Grande São Paulo e no interior seis exposições em itinerância para quem não teve chance de visitá-las em suas montagens anteriores – e também para quem já viu, gostou e quer dar mais uma espiada

Em um estado com cerca de 45 milhões de habitantes espalhados por 645 municípios, como é o caso de São Paulo, ainda que uma exposição esteja aberta ao público por três ou quatro longos meses e receba milhares de pessoas nesse período, seja pela correria cotidiana ou pela distância, muita gente interessada acaba perdendo a oportunidade de experimentá-la. É por isso que a arte deve, sempre que possível, circular, itinerar por outros públicos e espaços.

A remontagem de exposições entre as 40 unidades operacionais do Sesc no estado, os distintos regionais do Sesc pelo país e também em parceria com outras importantes instituições culturais nacionais e estrangeiras são frequentes. Essa circulação de mostras, obras e pesquisas é realizada sempre respeitando as caracteristas dos espaços que vão recebê-las. Muitas vezes, adequações e novos recortes têm de ser estabelecidos, como na itinerância das edições da Bienal de São Paulo, por exemplo, montadas inicialmente nas enormes dimensões do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera em São Paulo (capital).

 

Conheça as exposições em itinerância que abrem no mês de agosto

Sesc São Carlos
A Ilustração como Porta para o Mundo – 50 anos da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha
Curadoria Internacional: Paola Vassalli
Curadoria Nacional: Dolores Prades
Abertura: 10 de agosto, às 14h
Visitação: 11 de agosto a 8 de dezembro. Terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
A exposição, que já passou pelo Sesc Bom Retiro, Birigui e Itaquera, traça um panorama de artistas internacionais que foram decisivos na história da ilustração, premiados nos últimos 50 anos da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. Além disso, a mostra também traz uma seleção de cinco artistas brasileiros, tentando retratar a diversidade de estilos e de narrativas visuais que marcaram as principais tendências da ilustração brasileira contemporânea. Idealização: Bologna Children's Book Fair, Revista Emília e Bologna Fiere. Apoio: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.
 

Sesc Santo André
O que os olhos alcançam – Cristiano Mascaro
Curadoria: Rubens Fernandes Júnior
Abertura: 21 de agosto, às 20h
Visitação: 22 de agosto a 17 de novembro. Terça a sexta, das 10h30 às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h30 às 18h30
A mostra que esteve esse ano também no Sesc Pinheiros traça um panorama dos 50 anos de carreira do fotógrafo Cristiano Mascaro, com imagens que revelam a afinidade do artista com arquitetura e espaço urbano (saiba mais no vídeo abaixo).

 

 

Sesc Rio Preto
Itinerância da 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades Afetivas
Curadoria: Jacopo Crivelli Visconti
Artistas participantes: Alejandro Cesarco, Anílbal López, Bruno Moreschi, Gunvor Nelson, John Miller & Richard Hoeck, Lucia Nogueira, Siron Franco e Sofia Borges
Abertura: 27 de agosto, às 20h
Visitação: 28 de agosto a 24 de novembro. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Um recorte com nova configuração da mostra que ocorreu no Pavilhão da Bienal de São Paulo em 2018 e passou pelo Sesc Campinas esse ano. Uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo.
 

Sesc Araraquara
Papéis Efêmeros – Memórias Gráficas do Cotidiano
Curadoria: Chico Homem de Mello e Solange Ferraz de Lima
Abertura: 28 de agosto, às 20h
Visitação: 29 de agosto a 15 de dezembro. Terça a sexta, 13h às 21h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h30
Papéis de balas, panfletos, rótulos de bebidas e caixas de fósforos compõem esta mostra, que busca retratar os costumes brasileiros entre os anos 1890 e 1990 por meio de objetos cotidianos que, em um primeiro momento, parecem descartáveis. A exposição montada originalmente no Sesc Ipiranga (assista o video abaixo) em parceria com o Museu Paulista (USP), teve um recorte exibido também no Sesc Piracicaba.

 

 

Sesc Jundiaí
Para Respirar Liberdade – 70 Anos da Declaração dos Direitos Humanos
Curadoria: Fábio Magalhães e Isabel Roth
Abertura: 29 de agosto, às 19h
Visitação: 30 de agosto a 5 de janeiro. Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Para comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a mostra reúne obras do artista plástico e ativista político Otávio Roth, conhecido por atuar na promoção dos Direitos Humanos. São apresentados trabalhos de diversas épocas, dentre elas xilogravuras que representam os 30 artigos da declaração. A primeira montagem da exposição realizada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e o Acervo Otávio Roth aconteceu no ano passado, no Sesc Bom Retiro.
 

Sesc Registro
Mirantes
Artista: Stela Barbieri
Abertura: 31 de agosto, às 10h30
Visitação: 1 de setembro a 9 de fevereiro. Terça a sexta, 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h30 às 18h30
Um miradouro ou mirante é um local elevado onde se descortina um panorama. Pode ser artificial como uma torre de observação ou um edifício – ou natural, tal qual uma montanha. Lugar de inventar vários mirantes, de ferro, palito, paus, panos, escadas e placas, mirantes faróis, mirantes cavernas, elevados de propósito, encontrados prontos. Os mirantes tem diferentes estruturas e complexidades para que crianças, jovens e adultos de qualquer idade possam experimentar suas possibilidades e inventar outras. Saiba mais no vídeo abaixo, gravado um pouco antes da abertura da exposição realizada no ano passado no Sesc Jundiaí.

 


Clique aqui para saber mais sobre as exposições que acontecem nas unidades do Sesc São Paulo.