Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um gênio à frente de seu tempo

Ednei Procópio, estudioso de Nikola Tesla
Ednei Procópio, estudioso de Nikola Tesla

Um inventor a frente de seu tempo, Nikola Tesla (1856-1943) é considerado um dos maiores cientistas do planeta. Foi o responsável por diversas invenções que hoje são essenciais ao nosso dia a dia, como por exemplo o sistema de ignição usado nas partidas dos carros, ou o motor de indução, presente na indústria e em diversos eletrodomésticos.

As principais pesquisas e descobertas de Tesla estão relacionadas à eletrotécnica e a radioeletricidade. Ao todo, o inventor registrou cerca de 40 patentes no Estados Unidos, e mais de 700 em todo o mundo. Pesquisadores afirmam que Tesla era simplesmente um gênio, que já visualizava a exploração de energia solar e ainda previa comunicações interplanetárias.

São muitas as teorias conspiratórias que envolvem o nome de Nikola Testa. O engenheiro teria captado mensagens extraterrestes por meio de uma de suas invenções de rádio. Seu legado é motivo de diversas pesquisas no meio científico e acadêmico. O escritor Ednei Procópio é estudioso do tema e falou com a Eonline sobre as principais invenções e teorias que envolvem o gênio.

Eonline: Nikola Tesla deixou importantes contribuições ao mundo que conhecemos hoje. Quais invenções consideradas “mais importantes”, que foram e são essenciais para a humanidade?
São muitos os feitos que vão desde a invenção do controle remoto. Nikola Tesla foi percursor da radioastronomia. Tesla desenvolveu o que hoje conhecemos como corrente alternada; a motor de indução elétrica, cujo princípio é empregado em uma série de tecnologias do nosso dia a dia. Não fosse a ciência prática de Tesla, não existiriam hoje os drones nem os carros elétricos, alguns dos quis levam seu nome. Tesla é responsável pela geração e transmissão de energia elétrica a partir das cataratas do Niágara, outro feito grandioso e sem precedentes. Tesla criou toda a base das redes, domésticas e públicas, de transmissões sem fio. Em junho de 1943, quando, se estivesse vivo, Tesla completaria 87 anos, a Suprema Corte Americana lhe concedeu a invenção do rádio. Afinal, dezenas de patentes de Tesla faziam parte do projeto de transmissão realizada por Marconi.

Eonline: As principais invenções foram nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica?
As invenções de Nikola Tesla vão além. Até 1888, Tesla já havia registrado mais de trezentas patentes e inúmeras invenções; quando faleceu colecionava 700 patentes de novos inventos. Tesla aprendera o processo burocrático de registro de patentes com o mestre Thomas Edison.

Eonline: Por que hoje a comunidade científica considera que Nikola Tesla foi um cientista à frente de seu tempo?Nikola Tesla não só inventou uma série de artefatos tecnológicos como também ofereceu uma síntese básica para que novas invenções fossem propostas em uma de suas descobertas. Um exemplo é a própria transmissão de rádio realizada por Marconi. Não fosse Tesla, outros inventores como o italiano Guglielmo Marconi e o brasileiro Roberto Landell de Moura, não teriam inspiração para desenvolver os seus próprios trabalhos nos ramos da telecomunicação.

Eonline: Quais as especulações que relacionam o nome do inventor a artefatos e comunicações extraterrestres?
A maior especulação neste sentido se refere ao fato de que Nikola Tesla teria eventualmente conseguido manter contato com alienígenas por meio de sua famosa Torre Wardenclyffe. Segundo ufólogos que defendem essa tese, Tesla inventou a comunicação com os aliens por meio de sinais ou ondas de rádio em 1899. Lembrando que Tesla escreve, em 1901, o artigo “Talking with the planets” onde defende publicamente sua crença sobre a vida em outros mundos.
O cientista teria também obtido, desta maneira, informações únicas que o levaria a registrar a patente de número 1655144 que tratava de uma máquina voadora. Tesla desenvolveu planos para o sistema de propulsão de sua aeronave. Apelidada de “SPACE-DRIVE”, ou sistema de propulsão de campo
anti-eletromagnético. Tesla descobriu os segredos para criar o processo que poderia levar pessoas para o espaço.

Eonline: Como o meio científico recepciona essas teorias conspiratórias?
O meio científico refuta qualquer vínculo místico de Tesla com eventuais contatos extraterrenos. E defende a tese de que todas as invenções de Tesla vieram de sua mente geniosa e não por meio de qualquer comunicação extraterrestre.

Eonline: Apesar de ter sido um grande inventor, o nome de Tesla não foi tão divulgado quanto de outros inventores de sua época. Quais são os conflitos que envolvem o nome de  Nikola Tesla e Thomas Edison?
Em meados de 1887, nos intervalos do trabalho na empresa de Thomas Edison, Tesla desenvolveu o que hoje conhecemos como corrente alternada. A tecnologia era inédita no mundo pós-Revolução Industrial, mas iria revolucionar o mundo inteiro. Um desentendimento com Thomas Edison, no entanto, por conta dos seus empreendimentos já em andamento baseados em corrente contínua, cuja tecnologia já estava em curso, fez Tesla desligar-se da companhia onde tanto gostava de trabalhar.
Tesla foi, de longe, o melhor funcionário de Edison. E os detalhes dessa história são típicos de um filme de espionagem. Ao fundar sua própria companhia elétrica, a Tesla Electric Light & Manufacturing, nosso cientista se tornou, automaticamente, concorrente direto da empresa de seu ex-patrão. Isso desencadeou o que mais tarde ficaria conhecido como a guerra entre a corrente alternada (AC), tecnologia criada e desenvolvida por Tesla e a corrente contínua (DC), anteriormente desenvolvida e já em curso comercial por Edison.