Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Como foram pensadas as Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia

Centenas de alunos fazem cursos de Artes nas Oficinas de Criatividade todos os semestres
Centenas de alunos fazem cursos de Artes nas Oficinas de Criatividade todos os semestres

Construir um espaço plural que una as técnicas manuais do artesanato e possibilite que todos possam criar, experimentar e, literalmente, botar a mão na massa. Tudo isso incentivando a troca de conhecimentos e histórias entre as pessoas. Assim o espaço das Oficinas de Criatividade foi pensado.

Quando a arquiteta Lina Bo Bardi recebeu o convite para a readequação e requalificação da estrutura da antiga fábrica, de forma que o novo espaço ainda servisse à população, ela se dedicou a formular áreas funcionais, que incentivassem a interação social pelo fazer artístico. O Galpão das Oficinas surge daí. 

Com paredes de bloco de concreto aparente, que homenageiam o arquiteto holandês Aldo Van Eyck e seu trabalho no Pavilhão de Esculturas na Holanda, as Oficinas procuram democratizar as técnicas artesanais à população a partir da aproximação das pessoas com a arte. Confira mais detalhes neste vídeo!

--

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia), você vai desbravar curiosidades sobre a história, a arquitetura e o processo de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.