Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça a fábrica antiga que funcionava onde hoje é o Sesc Pompeia

Sesc Pompeia nasce de requalificação e readequação de antiga fábrica de tambores
Sesc Pompeia nasce de requalificação e readequação de antiga fábrica de tambores

Muitos não sabem, mas a arquitetura dá a dica: por aqui, funcionava uma fábrica. Construída em 1938 pela firma alemã Mauser & Cia. Ltda, a construção foi inspirada em um projeto inglês característico do início do século 20.

Em 1945, a Indústria Brasileira de Embalagens - Ibesa, fabricante de tambores, comprou-a. Depois, instalou por aqui a Gelomatic, uma indústria de geladeiras a querosene.

Readequação e requalificação da fábrica

Quando se debruçaram sobre o espaço na década de 70, os profissionais responsáveis pela readequação e requalificação da antiga fábrica, liderados por Lina Bo Bardi, partiram da premissa de recuperar e manter a antiga fábrica a partir de uma perspectiva contemporânea. Ao mesmo tempo em que fizeram pulsar novos conceitos como a democratização dos espaços, preservaram antigos elementos do que aqui funcionava, como os latões de lixo com referência aos antigos tambores.

Neste vídeo, apresentamos mais detalhes desta história, com muitas fotos para você conhecê-la!

--

"Tijolo por Tijolo" é a nova websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia), você vai desbravar curiosidades sobre a história, a arquitetura e o processo de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.