Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

As Antiprincesas

Antiprincesas: Histórias do protagonismo de mulheres fortes da América Latina.
Antiprincesas: Histórias do protagonismo de mulheres fortes da América Latina.

Em uma série de Contações de Histórias apresentadas de forma lúdica e divertida, o Sesc Interlagos convida as crianças e seus acompanhantes para uma reflexão sobre o que é ser uma Antiprincesa. Aos sábados do mês de dezembro, o público infantil poderá conhecer o protagonismo de mulheres fortes e diferentes da América Latina, que marcaram suas gerações e que fogem aos padrões das princesas dos contos de fadas.

As narrativas ficam por conta da Cia. Luarnoar que, através de pesquisas sobre o universo feminino, criou o projeto As Antiprincesas trazendo para o palco nomes expressivos no mundo das artes como: Frida Kahlo, Clarice Lispector, Juana Azurduy e Violeta Parra.

Cada personagem é apresentada em momentos distintos, bem como a importância de cada uma delas será contextualizada dentro dos cenários a qual são pertencentes. As apresentações além de serem recheadas de música, brincadeiras e roda de festas tradicionais do país de origem de cada personagem, e outras histórias que dialogam com suas peculiaridades, são, também, simultaneamente traduzidas em Libras, favorecendo a inclusão de todos os públicos. 

A fonte de inspiração para esse trabalho foi a coleção de livros infantis homônimo. “As Antiprincesas traz uma coleção da autora Nádia Fink, que apresenta algumas mulheres da América Latina. Escolhemos as mulheres que nos encantam por sua trajetória. A história de Juana Azurduy ainda não foi publicada em português”, declara Nivanda Maria, atriz integrante da Cia. Luarnoar. 

De acordo com a atriz, a resposta das crianças quando questionadas sobre o tema dos contos, muda completamente depois que eles ouvem as histórias. “No início da apresentação perguntamos para as crianças o que elas acham que é uma Antiprincesa. As respostas são inusitadas: “antiprincesa é contra princesa”, “é uma princesa ao contrário”, “é uma princesa que usa lenço” – a ultima resposta é por conta do figurino do elenco".

Mas afinal, o que é Antiprincesa?

As próprias crianças encontram respostas a partir de suas interpretações e interação com as histórias. “As crianças se envolvem bastante com as histórias infantis de Clarice Lispector, com as aventuras de Juana Azurduy - personagem que literalmente “foi à luta” pela liberdade de seu povo, combatendo em guerras contra os espanhóis”, conta Nivanda. 

As músicas da cantora Violeta Parra ganharam versão especial em português para que as crianças possam acompanhar a trajetória da personagem. "A arte pode proporcionar ao público um novo olhar, para que ele possa revisitar suas experiências e vivenciar transformações... São personagens que foram atrás de seus sonhos, que questionaram as normas e padrões de sua época, que lutaram pela liberdade de expressão”, completa Nivanda.

Quem são elas?

Conheça o perfil das personagens femininas que fazem parte da serie de Contações de Histórias apresentadas no mês de dezembro no Sesc Interlagos. Mulheres que revolucionaram suas épocas e mudaram o rumo de suas histórias.

Frida Kahlo

Pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Frida revolucionou seu tempo com seu talento nas artes plásticas.

Clarice Lispector

Escritora e jornalista, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Suas palavras, sonhos e ousadia abriram novos caminhos na literatura do Brasil.

Violeta Parra

Compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada uma das mais importantes folclorista e representante da música popular do seu país.  As canções desta compositora sempre expressaram os sonhos e desejos de um povo em busca de liberdade.

Juana Azurduy

Foi Militar latino-americana de origem indígena, sua coragem e ousadia foram marcantes na história da independência de seu País. Ela lutou pela libertação do seu povo, na época chamado de Alto Peru.


 

--

 

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!