Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lançamento da Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.05

Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.05. Ilustração: Veridiana Scarpelli
Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.05. Ilustração: Veridiana Scarpelli

Com periodicidade semestral e dirigida para profissionais de instituições culturais, gestores públicos da área da cultura, pesquisadores da área de gestão cultural, ciências sociais e história, a publicação online aborda conteúdos e reflexões tratados nos cursos desenvolvidos na unidade.

Abrimos esta edição com um dossiê temático sobre "Memória, Cidade e Museu: entre silêncios e mobilizações", que a partir de um conjunto de reflexões traz o questionamento: Onde estão as narrativas das minorias na geografia das cidades?

Os artigos do dossiê se debruçam tanto sobre contextos em espaços museais, como sobre cidade como espaço de representação e disputas simbólicas no campo da memória.

A seção traz contribuições de Remom Bortolozzi, Renato Cymbalista, Mariana Kimie, Simone Scifone, João Paulo Vieira, Eliete Pereira, Ana Audebert, Marijara Souza, Marcelo Bernardo da Cunha Mario Chagas, Rondelly Cavulla, Jean Baptista e Tony Boita.

Na seção Gestão Cultural são apresentados quatro artigos inéditos produzidos por ex-alunos do Curso Sesc de Gestão Cultura Maurício Rafael, Carina Kotani Shimizu, Isabela Ribeiro de Arruda e Mario Augusto Silveira.

A resenha desta edição, escrita pelo arquiteto Fernando Atique, analisa o livro de Economia do Patrimônio Cultural, de Françoise Benhamou (Edições Sesc, 2016).

A artista visual, pesquisadora e educadora Rosana Paulino é a entrevistada desta edição da revista e compartilha a sua visão sobre questões relacionadas à sua trajetória no campo da arte brasileira, além de comentar
as referências estéticas e políticas que moldaram a definição da forma e concepção de suas obras.

Angélica Freitas contribui com o poema Mulher Casa, com ilustração da artista plástica Karine Guerra.

A reflexão sobre a questão do patrimônio se encerra com as imagens produzidas pelo fotógrafo Fábio H. Mendes, que documentou a visita dos alunos à Vila Itororó durante o curso “Bixiga: história, memória e desafios de um bairro paulistano”, realizado em maio de 2015 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Lançamento da Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.05
29/11, Quarta
19h30 às 21h30
Grátis

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

 

Confira: Revista do Centro de Pesquisa e Formação n.05: Memória, Cidade e Museu: entre silêncios e mobilizações