Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

8 destaques da programação físico-esportiva do Sesc Birigui

Parque Aquático com Piscinas de Biribol e diversos espaços para você praticar esportes em Birigui.
Parque Aquático com Piscinas de Biribol e diversos espaços para você praticar esportes em Birigui.

Um final de semana com programação para toda a família vem aí com a inauguração da nova unidade do Sesc Birigui. Na área de esportes e atividades físicas diversas atividades darão a oportunidade de você conhecer uma modalidade que vai te conquistar e entrar de vez no seu dia a dia. Aproveite para conhecer novas modalidades, encontrar atletas, conhecer os espaços e ver tudo o que a unidade tem para tornar sua rotina mais ativa.

Para te ajudar a ficar por dentro de tudo que a unidade vai oferecer reunimos nesta lista 8 destaques que você não pode perder na programação físico-esportiva do Sesc Birigui.  Confira e marque na agenda:

1 – Conheça os espaços
Vivências, aulas abertas, palestras, apresentações esportivas, recreações, torneios e campeonatos, além dos cursos permanentes nos Programas de Ginástica Multifuncional, Sesc de Esportes, Atividades Aquáticas e Práticas Corporais. Ufa! São muitas atividades para você iniciar uma prática que pode te acompanhar ao longo da vida. Confira os locais onde tudo isso vai acontecer no Sesc Birigui.

Espaços Físico-Esportivo Sesc Birigui

Quadra Poliesportiva
Quando praticamos esportes em grupo, além de ter mais motivação por causa do trabalho em equipe e da competitividade, podemos conhecer pessoas e tirar o estresse do dia a dia. Com uma área de 917,28m² a quadra descoberta terá aulas abertas, recreações, apresentações, torneios, campeonatos e, futuramente, cursos permanentes, como os do Programa Sesc de Esportes.

Parque Aquático
Com piscinas climatizadas, o parque aquático é composto por uma piscina semiolímpica, uma infantil, duas para prática de biribol e um solário. Para frequentar é necessário possuir Credencial do Sesc e exame dermatológico atualizado. O uso será dividido entre recreação e desenvolvimento do Programa de Atividades Aquáticas, inicialmente em aulas abertas.

Vestiários
Compostos por masculino, feminino e familiar oferecem armários com senha digital, com acessibilidade, proporcionando mais conforto e segurança para o público curtir as atividades do Sesc Birigui.

Campo de Grama Sintética
Tanto quem quiser praticar atividades esportivas e recreativas, quanto quem quiser assistir as partidas e ficar na torcida, terá seu espaço na área do campo, que tem uma arquibancada com 240 lugares. Ao longo do ano, torneios e campeonatos entre empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo estarão na programação. Além de cursos permanentes, como os do Programa Sesc de Esportes.

Campo de Areia
A cidade não tem praia, mas a prática de esportes em campos de areia é comum. O Sesc Birigui inclusive promove o Circuito Sesc de Vôlei de Praia desde 2012. Agora, biriguienses terão mais uma quadra fixa para praticar esportes como vôlei de areia, frescobol e futevôlei, em recreações, cursos e diversas outras atividades.

Ginástica Multifuncional
Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo existe uma sala destinada ao Programa de Ginástica Multifuncional. A nova unidade também terá um espaço amplo e climatizado dedicado ao programa, que é mais conhecido como GMF. Nele são realizados exercícios individuais e aulas em grupo com uso de equipamentos e acessórios, inicialmente em aulas abertas para você conhecer o programa, mas futuramente serão disponibilizadas vagas para cursos.

2 - O esporte Biriguiense
Criado por Dario Miguel Pedro, é um esporte aquático genuinamente brasileiro praticado em piscinas. Muito parecido com o vôlei, o objetivo é não deixar a bola tocar a água. A nova unidade terá duas piscinas na medida oficial de 4m x 8m e  profundidade de 1,30m, com rede, bola e postes de sustentação. Será uma oportunidade de ampliar o acesso ao esporte na cidade, que tem um time oficial. Para frequentar é necessário possuir Credencial do Sesc e exame dermatológico atualizado. No final de semana de inauguração, equipes da região participam dos torneios de biribol, das 10h às 18h30 no Parque Aquático.

3 – Vá de bicicleta
Com mais de 100 vagas, o Paraciclo será um espaço para você estacionar sua bicicleta com segurança. Aproveite a oportunidade de se locomover até a unidade melhorando o condicionamento físico e, consequentemente, a saúde e o bem-estar. Para Jefferson V. B. Alves, monitor de esportes do Sesc Birigui, a bicicleta traz inúmeros benefícios para quem a utiliza. Ele também aponta que pedalar é sinônimo de conhecer o espaço onde se pedala: o bairro, a vizinhança, a cidade, o campo. E ressalta que a atividade resulta positivamente quando realizada com atenção às leis de trânsito, os equipamentos de segurança necessários e os cuidados com o corpo (alimentação, hidratação e proteção do sol).

4 - Desacelere
Você poderá conhecer práticas que podem contribuir com o autoconhecimento, a consciência e a qualidade do movimento, a respiração, a conexão com a natureza, o foco e a atenção. Tudo isso pode ser vivenciado nas aulas abertas de Yoga (25 e 26/11. 16h30 e 17h30), e no Treino Gaia (25 e 26/11, 10h e 11h). Para maiores de 12 anos.

5 – Experimente novas modalidades
Durante a tarde de domingo (das 14h às 16h), parte da quadra poliesportiva será ocupada por uma programação que apresentará duas modalidades esportivas pouco praticadas no Brasil: o Tchoukball e o Spikeball. Parecido com o handebol, o Tchoukball reduz o impacto entre as pessoas já que a bola é arremessada em um quadro e o objetivo é não deixar que a equipe adversária pegue o rebote. Uma versão modificada do vôlei 2x2, a partida de Spikeball acaba quando um time chegar a 21 pontos primeiro.

6 – Atletas
Não perca a oportunidade de estar pertinho de atletas de diversas modalidades, em vivencias e partidas de exibição. No Campo de Areia acontecerá no sábado (25/11, 10h) o Festival de Vôlei de Areia com a participação de grandes atletas, medalhistas olímpicos como Franco, Nalbert, Juliana Silva e Sandra Pires. E no domingo (26/11, 10h), partidas de Futevôlei serão realizadas com a participação de Djalminha (ex-atleta da Seleção Brasileira), Bello Soares (campeão mundial), Aninha e Vânia (dupla campeã paulista, vice-brasileira e campeã mundial).




No Campo de Grama Sintética jogadores e jogadoras entram em campo no sábado (25/11, 10h) para representar suas cidades em jogos-exibição de Amistosos de Futebol. Com as participações especiais das ex-atletas da Seleção Brasileira e medalhistas olímpicas Aline Pellegrino e Maurine.

A Quadra Poliesportiva abre o sábado (25/11, 10h) com Amistosos de Basquete com equipes da região em partidas amistosas com estrelas do basquete brasileiro, como as ex-jogadoras da Seleção Brasileira Feminina e campeãs mundiais. Estarão em campo Janeth Arcain (prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000), Helen Luz (bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000) e os jogadores do Bauru Basket, Duda Machado e Shilton. E a tarde (25/11, 16h) terá vôlei com atletas que fizeram parte da equipe Vôlei Futuro (Araçatuba) e equipes de Birigui e região. Com Michael, nascido em  Birigui, atualmente na equipe de Itapetininga; e a medalhista olímpica Fernanda Garay, jogadora do Praia Clube. Já no domingo (26/11, 10h) a pentacampeã brasileira de rope skipping Vivien Vadja e professoras de ginástica rítmica transformam a quadra em uma arena de ginástica.



A Piscina terá apresentações de Nado Sincronizado no sábado (25/11, 10h) com duetos femininos ou mistos, mesclando elementos da natação, da dança e da ginástica. Com Pâmela Nogueira e Maria Bruna, medalhistas no conjunto em Jogos Pan-Americanos e campeãs no conjunto do Aberto da Alemanha (2015) e Giovana e Renan, primeiro dueto misto a disputar o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos. E na parte da tarde (25/11, 13h30) apresentações esportivas e vivências serão realizadas com a participação da maratonista aquática Poliana Okimoto, campeã do Circuito Mundial em 2009, ouro no Campeonato Mundial em 2013 e medalhista olímpica nos Jogos Rio 2016.

7 - Esportes para Todos
A equipe tetracampeã mundial da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados vai fazer competições no campo de grama sintética, (25/11, às 14h) para você conhecer a modalidade e se surpreender com dribles, jogadas e defesas realizadas por jogadores que possuem um membro amputado. Além de atletas de Basquete em Cadeira de Rodas estarão nos Amistosos de Basquete, sábado 25/11, a partir das 10h.

8 – Copa Sesc X Copa dos Refugiados
Dois campeonatos que são presentes nas demais unidades do Sesc em São Paulo estarão na programação de inauguração (25/11, 15h) com as equipes campeãs da Copa Sesc de Birigui e região e competidores da 4ª edição da Copa Refugiados (Síria, Líbano e Togo). Desde 1949  a Copa Sesc reúne funcionários de empresas do Comércio e Serviços e seus dependentes para participação em diversas modalidades esportivas;  e a Copa dos Refugiados desde 2014, é idealizada e organizada inteiramente pelos próprios refugiados e solicitantes de refúgio que vivem em São Paulo. Em sua quarta edição, foi apoiada pelo Sesc São Paulo e
promovida pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), Caritas Arquidiocesana de São Paulo,  ONG África do Coração, Prefeitura Municipal de São Paulo e demais parceiros.
 

Aproveite pra conhecer tudo o que a mais nova Unidade do Sesc leva ao noroeste paulista: sescsp.org.br/birigui