Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pensando um espetáculo inclusivo

No Brasil, cerca de 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva, intelectual, múltipla. Desse total, 9 milhões estão no Estado de São Paulo. Essas pessoas têm pouca oferta de produtos culturais que atendam suas particularidades, e, quando há alguma adaptação, vivenciam dificuldades para usufruir plenamente da experiência, seja por questões espaciais e arquitetônicas não adaptadas ou próprio formato do espetáculo.

As linguagens artísticas vêm desenvolvendo mecanismos poéticos cada vez mais entrelaçados aos recursos de acessibilidade, trazendo novas formas de entrada ao público, em relação ao que proporcionam como experiência. 

Dentre as diversas maneiras de realizar a acessibilidade de um espetáculo, há uma tendência de incorporar na cena teatral, por exemplo, elementos simbólicos e comunicacionais para compor uma linguagem que aproxime os públicos com deficiência de uma fruição mais completa. Há possibilidades que vêm sendo criadas e que vinculam a LIBRAS (língua brasileira de sinais) e a audiodescrição, por exemplo, como parte do que é desdobrado em cena. 

Para discutir sobre o assunto, a EOnline conversou com Cintia Alves, produtora cultural e atriz que desenvolve pesquisa estética inclusiva da Cia Grão. A companhia, em 2016, recebeu os prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria melhor espetáculo de inclusão e acessibilidade, pela peça FEIO e o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, entre outras indicações.

Assista à entrevista na qual ela fala sobre o espetáculo e relata suas experiências em acessibilidade teatral:

 

Essa experiência também será compartilhada no Seminário Modos de Acessar, que discutirá sobre a acessibilidade vinculada ao direito à cidade e suas experiências culturais e sociais. O evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Sesc Santana.

E o espetáculo você pode assistir no Sesc Consolação (dia 2/12) e no Sesc Ribeirão Preto (9/12). As apresentações fazem parte da Semana Inclusiva 2017, que acontece de 2 a 9 de dezembro em todas Unidades do Sesc SP.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!