Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Transparências, contrapontos e sustentabilidade

A arquitetura se completa quando o prédio inaugura e as pessoas estão usando”.

A frase é da arquiteta Christina de Castro Mello, que assina o projeto do prédio do novo Sesc Birigui. Espaços propícios para a arte, cultura, esportes, alimentação e saúde começaram a ser aproveitados pelo público no dia 25 de novembro.

A integração de atividades de segmentos diversos, assim como a sustentabilidade do prédio, são dois dos pontos fundamentais no projeto da unidade. Além disso, a edificação possui outro diferencial: é composta basicamente de dois volumes, com um contraponto, ou seja, um lado não é exatamente igual ao outro. Como observa a arquiteta, o volume da esquerda é opaco, fechado e tem grades que se assemelham a um rendilhado, e com vegetação; no outro, há uma grande transparência, com fechamento de vidro até a laje do pavimento superior.

A simetria é uma linguagem que foi muito usada no período francês do Absolutismo, quando a ordem era do rei e era imutável. Um lado era absolutamente igual ao outro, as entradas tinham um pé direito enorme, porque só entravam pessoas muito importantes; as pessoas subiam numa escadaria, já chegavam ‘pedindo desculpas’”, brinca. Ao contrário disso, como afirma Christina, a ideia é que as pessoas se sintam à vontade para entrar.

A transparência, aliás, é uma grande aliada do espaço. “A gente tenta que as pessoas entrem por um nível um pouquinho mais alto, pra elas poderem enxergar o todo. Além disso, como você tem um vazio central, se você já chega numa porta intermediária, você olha para baixo e olha pra cima, está mais perto, mais convidativo pra você subir e explorar os outros andares”, complementa.

Então, eu tenho uma entrada que chega num grande vazio central, tem dois pés direitos, a área da comedoria, e isso abre pra continuidade do vazio, onde tem a rampa de circulação para as piscinas. E esse piso da piscina é meio intermediário, em relação a esse da vivência. Então, se eu estou na comedoria, estou vendo tanto a pessoa que está na piscina (e ela vê quem está na comedoria), e também estou vendo quem está indo pro vestiário e voltando. Há uma circulação muito rica, você vê as pessoas andando e fazendo atividades diferentes”, explica ainda.

No vídeo, Christina dá uma passeio pelo Sesc Birigui e mostra um pouquinho de sua “criação”. Confira!