Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Retratos de Memória e Afeto

Ação é um encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos.<br>Foto: divulgação
Ação é um encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos.
Foto: divulgação

No mês da Consciência Negra, o Sesc Jundiaí apresenta Retrato: Substantivo Feminino, projeto realizado pelas artistas Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana, que tem na memória e no afeto a matéria-prima para uma produção artística que evidencia as vozes das mulheres negras no Brasil.

O projeto teve início em 2009, a partir da criação coletiva em foto e vídeo, registrando 25 mulheres, de 13 a 95 anos, ligadas às tradições culturais do Cavalo Marinho (Pernambuco), do Reinado (Minas Gerais) e do Batuque de Umbigada (São Paulo). Para as artistas, a feitura coletiva dos retratos tem início com os recortes sobre as individualidades.

“É a partir das individualidades reveladas que podemos chegar novamente ao coletivo, pelo fio que desenha um possível substantivo feminino”, contam Tatiana e Laura.

No Sesc Jundiaí, a proposta é utilizar a metodologia desse projeto para contar um pouco da história do “Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro”, um dos mais antigos clubes sociais negros em atividade do país. Para isso, haverá uma intervenção na Área de Convivência da unidade com retratos do projeto inicial, que fomenta a execução de uma oficina-encontro entre mulheres do referido Clube e outras mulheres negras da cidade – lideranças em suas comunidades –  com as artistas. O resultado desse encontro ficará em exposição na unidade de Jundiaí até o final do ano.

Dani Scopin, animadora cultural do Sesc Jundiaí, explica que a ação é um desejo de contribuir para o reconhecimento destas pessoas e do Clube como importantes integrantes da cultura e memória da cidade. Para ela, o projeto pretende “provocar reflexões acerca de atualizações possíveis e necessárias para a superação de modelos éticos e estéticos ultrapassados, violentos e excludentes”.

A ação ainda conta com uma roda de cantos, em que mulheres do Jongo da Serrinha, do Cavalo Marinho e de outras manifestações culturais brasileiras se encontram com mulheres do Coral do Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, para trocar entre si e compartilhar com o público cantos de suas tradições. O momento contará também com um bate-papo com as artistas sobre essa vivência que resultou no livro fotográfico 'Retrato: substantivo feminino'.

Confira a programação no Sesc Jundiaí acessando este link.