Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dia 1 – Tempo de Sonhar

Grupo de TSI do Sesc Ipiranga
Grupo de TSI do Sesc Ipiranga

Rostos animados e olhos cheios de esperança e curiosidade traduziram o Sesc Bertioga por volta das 16 horas desta terça, quando os ônibus, trazendo aproximadamente 600 idosos das unidades participantes do Festival, chegaram. Com alegria e descontração todos foram recepcionados pelos idosos que participam das atividades do programa Trabalho Social com Idosos - TSI no Sesc Bertioga.

Depois de posarem para foto, se acomodarem e jantarem, os idosos foram convidados a participar da cerimonia de abertura do evento. Um circo foi montado em pleno ginásio, com direito a carrinhos de pipoca, palhaços, tecidos, equilibristas, contorcionistas e trapezistas.

Por meio de apresentações ligadas a cultura e tradições regionais de alguns estados, os artistas levaram o público a fazerem uma viagem pelo Brasil. Para muitos, o sonho pode estar ligado à viagens, para outros a magia regada pelo ilusionismo pode fazer despertar algo que havia ficado para trás, em algum momento da vida.

Andando entre o público e relacionando-os à pessoas famosas, o palhaço retirou boas gargalhadas da plateia, enquanto selecionava alguns para subirem ao palco. Através de imitações com instrumentos imaginários, os idosos puderam perceber que cada um pode ser o que quiser ser, e que o protagonista de nossas vidas somos nós mesmos.

Atentos, empolgados e empolgantes, os grupos se despediram deste dia com reflexões em torno das questões: Quanto tempo dura uma vida? Quando é o tempo de sonhar? Quanto tempo ainda temos para realizarmos nossos projetos de vida?

Continua...

 
O Festival da Integração, que ocorre no Sesc Bertioga, propõe a socialização e reflexões acerca do envelhecimento e da longevidade ao público inscrito nas atividades do Trabalho Social com Idosos em todas as unidades do Sesc em São Paulo; neste ano, traz como tema o Tempo de Sonhar, estimulando novas ideias sobre projetos de vida e o desenvolvimento de habilidades.