Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Experimental. Instrumental. Universal.

Hermeto Pascoal & Nave Mãe (Foto: Renan Perobelli)
Hermeto Pascoal & Nave Mãe (Foto: Renan Perobelli)

Reconhecido como um dos principais instrumentistas brasileiros, Hermeto Pascoal é mestre para muitos. “Ele é como um rio maravilhoso, bem caudaloso, generoso, que me ensinou muito sobre música”, releva Carlos Malta, músico, compositor e arranjador carioca que conheceu Hermeto na casa de uma amiga em comum. “No mesmo dia, tocamos por uma tarde inteira”. A partir daquele momento, os dois dividiram o palco por 12 anos fazendo arte.

O baterista Nenê conta que os conselhos recebidos de Hermeto o ajudaram a entender o sentido de seu som. “Ele me olhou e disse: ‘Você está fazendo uma coisa bacana, mas está tocando um instrumento de um jeito que todo mundo já toca. É hora de inovar, porque a função do músico é essa, e não reproduzir o que gosta’. A partir daí, comecei a tocar de uma forma que me identificasse como músico”, confessa.

Hermeto reconhece a importância da coletividade em seu trabalho: “O som que vocês escutam é o resultado do que os músicos fazem junto comigo, porque eu sozinho não teria essa força na hora de tocar”. Há 20 anos, ele comanda a Nave Mãe, que recebe artistas de diferentes origens e formações. Uma grande família. “Porque a música é justamente isso, a mãe de todos os estilos, sem barreiras”, comenta. Formada por Fábio Pascoal, no pandeiro, Aline Morena, na voz, Itiberê Zwarg, no tamborim, Vinícius Dorim, no saxfone, André Marques, no triângulo, e Márcio Baia, no reco-reco, a banda se apresenta com Hermeto Pascoal em show inédito, gravado no Sesc Vila Mariana.

Hermeto Pascoal & Nave Mãe
Dia 15, 22h.
Classificação: Livre
Assista em www.sesctv.org.br/aovivo