Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Na Coxia do Ratto

Exposição Gianni Ratto - 100 Anos no Sesc Consolação. <br>Foto: Mateus José Maria
Exposição Gianni Ratto - 100 Anos no Sesc Consolação.
Foto: Mateus José Maria

Como você pode representar uma ideia ou um texto não só pelo corpo do ator e/ou sua interpretação? Como que um figurino pode demonstrar uma personalidade? Como um cenário pode representar um fenômeno natural tal qual uma catástrofe ou uma tempestade?

Essa característica tão interessante do teatro de conseguir abarcar todas as linguagens artísticas em si - como as artes visuais, dança e música - e está muito presente na obra de Gianni Ratto, cenógrafo italiano que passou boa parte da carreira no Brasil e contribuiu muito para a modernização do teatro brasileiro.

Até 29/4, a exposição que ocupa a Área de Convivência do Sesc Consolação recebe atividades paralelas e visitas orientadas comandadas por uma equipe educativa. Denominadas Na Coxia do Ratto, as visitas, que ocorrem em dias específicos da semana, podem ser focadas em temas como a presença do cenógrafo no Brasil no período da ditadura militar ou mesmo sua relação com a Commedia Dell'Arte, uma forma de teatro popular italiano que é praticamente um sub-tema da exposição.

Conversamos com a equipe educativa para entender um pouco mais sobre estas visitas e registramos no vídeo abaixo. 

Atividades paralelas

Além das visitas, também é possível se envolver na prática com alguns princípios da obra de Gianni Ratto nas atividades paralelas que ocorrem ao longo do mês de abril. Dá para ouvir cenógrafos renomados falando sobre sua trajetória profissional e influências na série de bate-papos: Cenografia, Fenômeno Pensante, participar de oficinas de confecção de bonecas paper-doll para viajar na criação de figurinos, de teatro de sombras para entender um pouco sobre o jogo de iluminação ou mesmo criar cenários pop-up para entender mais sobre tridimensionalidade.

No carrosel abaixo conheça a programação paralela da exposição.