Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

“Brasil que Vai, Brasil que Vem”

Hermeto Pascoal no Centro de Música do Sesc Consolação (Crédito: Sesc Memórias)
Hermeto Pascoal no Centro de Música do Sesc Consolação (Crédito: Sesc Memórias)

Se você já teve o prazer de entrar no Centro de Música do Sesc Consolação deve ter se deparado com uma partitura desenhada na parede do corredor principal. Você sabia que o autor é ninguém menos que Hermeto Pascoal?!

Hermeto Pascoal no Centro de Música do Sesc Consolação (Foto: Sesc Memórias)

Em 2002, o multi-instrumentista alagoano foi homenageado com o projeto Hermetismos Pascoais, que contou com uma série de shows e cursos de diversos músicos. Depois de fazer o seu show, Hermeto subiu ao Centro de Música e, agradecido, disse que faria uma música inédita para lá. O músico pediu para a equipe do Sesc pintasse um pentagrama na parede e, quando estivesse pronto, ele iria lá realizar o trabalho.

Detalhe de partitura de Hermeto Pascoal na parede do Centro de Música do Sesc Consolação (Foto: Sesc Memórias)

"O pessoal achou que ele fosse esquecer. Mas, depois de umas duas semanas, ligou para a produtora dele e disse que queria ir num domingo. Naquela época, a unidade não abria aos domingos, mas abrimos essa exceção para o Hermeto poder cumprir com o prometido", diverte-se Bob Souza, educador do Sesc Consolação há 20 anos, ao relembrar o caso.

Hermeto Pascoal escreve a partitura na parede do Centro de Música do Sesc Consolação (Foto: Sesc Memórias)

Ele trabalhou no registro da música inédita durante toda a manhã e uma parte da tarde – fez até uma pausa para o almoço. Na cena em que Hermeto aparece no filme "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho, ele está justamente pintando a partitura no Sesc Consolação. "Hermeto criou tudo na hora. Depois que ficou sabendo que ali, bem ao lado da catraca do Centro de Música, era a entrada e saída dos mais variados alunos, ele batizou a música como 'Brasil que Vai, Brasil que Vem'", relembra Bob. Duas semanas depois, os músicos André Marques (piano) e Vinicius Dorim (sopros), que tocavam com Hermeto, fizeram a primeira interpretação da música no Centro de Música. 

Hermeto Pascoal escreve a partitura na parede do Centro de Música do Sesc Consolação (Foto: Sesc Memórias)