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Como o Centro de Música começou: a história da Orquestra de Cordas do Sesc

Orquestra de Cordas sob a regência do maestro Alberto Jaffé
Orquestra de Cordas sob a regência do maestro Alberto Jaffé

Em 1978, teve início o projeto de ensino coletivo de instrumentos de cordas implantado pelo Sesc São Paulo. Sob supervisão de Alberto Jaffé (1935-2012), a Orquestra de Cordas era destinada a jovens e adultos trabalhadores do comércio e seus dependentes. Chegou a ter cerca de 400 alunos de diversos níveis. O curso acontecia nas dependências do Centro Cultural e Desportivo Carlos de Souza Nazareth, mais tarde chamado Sesc Vila Nova e por último Sesc Consolação, sempre no mesmo endereço.  

Os ensaios não eram separados por naipes: violoncelo, viola, violino e contrabaixo, todos os alunos aprendiam simultaneamente, na mesma sala de aula”, relembra a ex-aluna Eneida Faria Alves na tese de doutorado em Música de João Ricardo de Souza, mais conhecido como Bob, atual professor do Centro de Música. "As aulas eram muito descontraídas, ríamos muito, mas também havia muita disciplina. (...) Fora dos horários de aula tínhamos acesso total aos instrumentos. Não havia sala de estudo individual, mas sempre podíamos retirar os instrumentos da prateleira e ensaiar na sala."

O maestro acabou criando um método que leva o seu nome: o Método Jaffé se diferencia por ensinar alunos de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos sempre juntos, desde a primeira nota, sem ensaios de naipe, sem aulas particulares e sem estudo individual.

Ana Maria Chamorro, que posteriormente despontou como violoncelista de grande atuação no cenário musical brasileiro e internacional, e João Mauricio Galindo, que regeu a Orquestra Jazz Sinfônica por mais de 15 anos, também integraram as primeiras turmas de alunos da Orquestra de Cordas do Sesc. E além de boas lembranças, guardam preciosos ensinamentos. "(...) não era aquela coisa de aprender a fazer um monte de escalas para depois fazer música. Desde a primeira aula ele já passava conceitos musicais fundamentais, finais de frase, ponto culminante de frase, fraseologia como um todo; ele era obcecado por isso, noções de harmonia, tensão, repouso, o que era tônica, o que era dominante, o que era modulação: ele parava a música no ensaio para explicar. Como eu me interessava muito, logo ele começou a conversar bastante comigo e contar os segredos atrás da cena, como fazer para dar aula", contou Galindo na tese de Bob.

A Orquestra de Cordas foi se transformando ao longo do tempo até chegar ao Centro de Música atual e o aprendizado em grupo, presente desde o nascimento do programa, permanece de certa forma até hoje, inclusive nas aulas virtuais. 

A partir de agora, toda quinta, você vai poder acompanhar um pedacinho desses 40 anos de história por aqui!