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44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega ao Sesc Digital
O Sesc São Paulo, parceiro desde as primeiras edições da Mostra, este ano exibe gratuitamente uma seleção de filmes do festival na Plataforma Sesc Digital Beta no sescsp.org.br/44mostra.
"Para o Sesc, o apoio à difusão de filmografias mundiais é fundamental para a expansão do acesso da diversidade de obras para todos os públicos. O cinema, como prática social e simbólica, tem sinalizado - de modo cada vez mais pulsante - que a arte é lupa que amplia a crítica da realidade", comenta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc.
Os títulos que serão exibidos na plataforma estarão disponíveis para acesso em três lotes: o primeiro conjunto vai ser disponibilizado a partir da quinta dia 22/10; o segundo a partir da segunda, dia 26/10; e o terceiro a partir da próxima quinta-feira, dia 29/10. Entrando sempre no horário das 20h dos dias previstos, os filmes terão um limite máximo de mil a duas mil visualizações para cada título. Entre os filmes disponíveis estão obras inéditas vindas de países como Bielorrússia, Irã, México, Portugal, Suíça, Grécia e Brasil – além de três filmes que compõem uma homenagem póstuma ao cineasta brasileiro Fernando Coni Campos.
Homenagem a Fernando Coni Campos
O brasileiro Fernando Coni Campos (1933-1988), autor raro originário do recôncavo baiano, ganha homenagem póstuma nesta edição do evento com a apresentação especial de três de seus sete longas-metragens: “Viagem ao Fim do Mundo” (1968), “Ladrões de Cinema” (1977) e “O Mágico e o Delegado” (1983).
Com “Viagem ao Fim do Mundo”, filmado em plena ditadura, Coni conquistou o Leopardo de Prata no Festival de Locarno. A comédia “Ladrões de Cinema”, protagonizada por Ruth de Souza e Léa Garcia e narrada por Antonio Pitanga e Milton Gonçalves, conta a história de ladrões do morro do Pavãozinho que resolvem fazer um filme, tendo a Inconfidência Mineira como tema. “O Mágico e o Delegado”, vencedor do Festival de Brasília, é seu filme-testamento. Nele, Coni retorna ao mundo fantástico da infância e dos artistas de circo para recriar o microcosmo do país sob a derrocada do "milagre econômico".
44ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
Estreias a partir de 22/10:
SEM CABEÇA
(Bisar | Dir.: Kaveh Sajjadi Hosseini | Irã | 2020 | cor | 93 min | Ficção | 16 anos)
Arghavan é uma mulher perto da meia-idade. Quando ela o marido levam o cachorro de estimação ao veterinário, eles descobrem que alguém forçou o animal a comer muitos doces, o que, provavelmente, o deixará cego. Arghavan decide que não quer mais cuidar do cão e, por isso, o casal precisa encontrar um novo lar para o bichinho. Ela tenta matá-lo, mas quando o marido descobre, um segredo vem à tona: o chefe de Arghavan a estuprou, e o cachorro foi testemunha desse crime. Existe um buraco que casais normalmente tentam esconder para salvar o casamento. Adotar um animal de estimação é uma forma de encobrir esse buraco. O buraco que transforma o amor em hábito.
[limite de 2.000 visualizações]
NIMBY
(Nimby | Dir.: Teemu Nikki | Finlândia | 2020 | cor | 93 min | Ficção | 14 anos)
Perspectiva Internacional
Mervi é uma garota gay que mora em um bairro hipster de Helsinque, na Finlândia. Ela vive com a namorada, Kata, há quase um ano. O casal, finalmente, está pronto para assumir seu relacionamento em público. Mas ainda é preciso contar para as famílias: os pais de Mervi podem aceitar mais facilmente que os de Kata, que moram em Berlim e são muçulmanos. As meninas precisam tomar coragem para enfrentar a mãe de Kata, uma política famosa, quando ela vai visitá-las em Helsinque.
[limite de 2.000 visualizações]
O CAMINHO PARA MOSCOU
(Moskau Einfach! | Dir.: Micha Lewinsky | Suíça | 2020 | cor | 99 min | Ficção | 14 anos)
Perspectiva Internacional
Em 1989, a Suíça se deparou com a revelação de um escândalo nacional: mais de 900 mil pessoas foram monitoradas por suas convicções políticas durante o período da Guerra Fria. É nesse contexto que o policial Viktor Schuler é enviado ao teatro Schauspielhaus, de Zurique, para observar e monitorar a cena teatral de esquerda local. No entanto, logo ele se apaixona por uma das atrizes da companhia, Odile, a quem deveria justamente vigiar. Viktor se vê em uma encruzilhada sem volta: ele deverá escolher entre sua missão e o seu coração.
[limite de 1.000 visualizações]
LUZ ACESA
(Dir.: Guilherme Coelho | Brasil | 2020 | cor | 69 min | Documentário| 16 anos)
Mostra Brasil
O documentário retrata cinco pessoas que tentam se recuperar do alcoolismo ou do uso abusivo de substâncias. As diferentes narrativas mostram aspectos variados do vício: há um artista que parou de beber sem a ajuda dos Alcoólicos Anônimos; um homem sóbrio há 23 anos que auxilia quem tenta vencer a dependência das drogas; uma mulher que passou por internação; um aposentado que ainda precisa superar o vício; e um homem já recuperado que vive na periferia do Rio de Janeiro.
[limite de 1.000 visualizações]
O MÁGICO E O DELEGADO
(Dir.: Fernando Coni Campos | Brasil | 1983 | cor | 103 min | Ficção| 16 anos)
Apresentação Especial
Um mágico e sua assistente chegam a uma pequena cidade do interior da Bahia para apresentar um espetáculo de variedades. A estreia da dupla é frustrada pela prepotência do delegado. O dia seguinte é o dia da feira local. Comovida pela pobreza da feira, Paloma sugere a Velasquez, o mágico, um grande truque que traga fartura para onde existe a miséria, o que é feito. No entanto, a mágica dura pouco e, logo, a cidadezinha volta à sua pobreza habitual. Há uma grande revolta e o delegado prende Velasquez. Na cadeia, ele é colocado numa cela comum onde já estão quatro outros presos; a presença do ilusionista quebra a rotina da vida carcerária e coisas espantosas e maravilhosas começam a acontecer.
[limite de 2.000 visualizações]
GUERRA
(Dir.: José Oliveira, Marta Ramos | Portugal | 2020 | cor | 104 min | Ficção | 14 anos)
A partir das recordações de um professor de língua portuguesa na atualidade, seguimos Manuel, seu pai, ex-combatente da guerra colonial e constantemente atormentado por essas lembranças. Iremos com ele até́ o fundo dos lugares físicos que o obcecam —dos quartéis da formação até aos lagos e jardins da sua juventude— bem como ao abismo da sua memória: a guerra e a paixão juntas, inseparáveis, numa batalha que pergunta ou grita as imemoriais dúvidas existenciais.
[limite de 2.000 visualizações]
Estreias a partir de 26/10:
1986
(1986 | Dir.: Lothar Herzog | Alemanha, Belarus | 2019 | cor | 77 min. | Ficção | 16 anos)
Perspectiva Internacional
Elena é uma estudante que vive em Minsk, na Belarus. Ela é apaixonada pelo namorado, Victor, ainda que a relação seja cada vez mais difícil. Depois que seu pai é preso, a jovem precisa dar continuidade aos seus negócios ilegais. Para fechar acordos em nome dele, Elena tem que dirigir um caminhão inúmeras vezes em direção à zona proibida de Chernobyl. Ela passa a se sentir atraída pela beleza do local — enquanto sua vida parece cada vez mais contaminada por uma força destrutiva. Enquanto Elena adentra essa região, ela imerge em um ambiente surreal que a confronta com o passado e com a história de sua família, e revela como o impacto do acidente de Chernobyl permanece presente mais de 30 anos após o ocorrido.
[limite de 2.000 visualizações]
SOBRADINHO
(Dir.: Marília Hughes, Cláudio Marques | Brasil | 2020 | cor | 70 min | Documentário | Livre)
Mostra Brasil
Nos anos 1970, uma barragem e uma usina hidrelétrica foram construídas em Sobradinho. O governo da época, comandado pelo regime militar, achou que aquela pequena cidade, no sertão nordestino, seria o local ideal para aquelas construções porque não haveria grande resistência dos moradores. Assim, 73 mil pessoas foram deslocadas —é uma das maiores migrações forçadas da história do Brasil. Quatro cidades e dezenas de vilas ficaram submersas. Dona Pequenita foi a única habitante a retornar ao local; lá, ela vive em uma cidade-fantasma. Pequenita recebe a visita de três agentes sociais, que possuem vídeos e fotos antigas da região.
[limite de 2.000 visualizações]
WINONA
(Winona | Dir.: Alexandros Voulgaris | Grécia | 2019 | cor | 88 min | Ficção | 16 anos)
Perspectiva Internacional
Parece um passeio comum em uma praia deserta: quatro jovens mulheres aproveitam o calor do sol e a brisa do mar. Nenhuma delas se chama Winona. O dia passa em meio a brincadeiras inocentes e conversas de garotas, enquanto ouvem música e dançam. O riso entre elas é pontuado por lágrimas, e as lágrimas são lavadas pela imaginação. Até que o dia chega ao fim e as quatro precisam se despedir. Despretensiosamente misteriosa e profundamente comovente, a narrativa se revela por meio de uma linguagem de intimidade, tecida por amor e tristeza, e mantém seu doloroso segredo até o fim.
[limite de 2.000 visualizações]
A HERDADE
(The Domain | Dir.: Tiago Guedes | Portugal, França | 2019 | cor | 166 min | Ficção | 16 anos)
Perspectiva Internacional
A saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, convida-nos a mergulhar profundamente nos segredos da sua Herdade, fazendo um retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal dos anos 1940, atravessando a Revolução dos Cravos até os dias de hoje. A Herdade (palavra que vem de “hereditas”, do latim, tal como herança) funciona como uma enorme ilha dentro de um país dominado por uma ditadura fascista. Uma espécie de reino comandado por um príncipe anarquista e progressista, mas que inevitavelmente se chocará de frente com a vontade de mudança de um povo.
[limite de 2.000 visualizações]
LADRÕES DE CINEMA
(Dir.: Fernando Coni Campos | Brasil | 1977 | cor & pb | 127 min | Ficção | 14 anos)
Apresentação Especial
Durante o Carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos tem seu material de filmagem roubado no bloco que eles estavam documentando. Os ladrões, do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme, tendo a Inconfidência Mineira como tema. A população da comunidade adere à ideia com o mesmo espírito da preparação de uma escola de samba, com exceção de Silvério, que preferia vender o equipamento e dividir o dinheiro. A obra é realizada, mas a polícia recupera o material e prende os larápios. Os americanos, então, levam o filme para os Estados Unidos, lançando-o com o título Sweet Thieves, com sucesso de público e crítica.
[limite de 2.000 visualizações]
Estreias a partir de 29/10:
SEM SOM
(Dir.: Behrang Dezfoulizadeh | Irã | 2020 | cor | 86 min | Ficção | 12 anos)
Perspectiva Internacional
Uma mãe, com deficiência auditiva, separou-se do marido, incapaz de ouvir, por causa da discordância que eles têm sobre a cirurgia de implante coclear do filho, que pode permitir que a criança consiga ouvir. Mas o pai, com medo de ficar sozinho, tenta evitar a cirurgia porque quer que o menino não ouça, assim como ele.
[limite de 2.000 visualizações]
UIVOS SÃO OUVIDOS
(Dir.: Julio Hernández Cordón | México | 2020 | cor | 72 min | Ficção | 16 anos)
Perspectiva Internacional
Um estranho autorretrato protagonizado por uma jovem que implora para andar livremente com sua bicicleta. Acompanhada do pai, que sussurra histórias locais em seu ouvido, de um fantasma repleto de poesia e de uma mulher-lobo, a garota segue em uma missão para encontrar o lago de Texcoco, no México.
[limite de 2.000 visualizações]
CRACOLÂNDIA
(Dir.: Guilherme Coelho | Brasil | 2020 | cor | 87 min | Documentário | 16 anos)
Mostra Brasil
A partir de uma intensa pesquisa —e visto por meio de diferentes realidades, a dos que a estudam, a dos que tentam contê-la e a dos que vivem nela—, o filme abre um debate a respeito da maior e mais impactante cena de uso de crack em área aberta do mundo: a Cracolândia, em São Paulo. A obra analisa as causas desse mal e suas progressões, além das táticas de combate já realizadas na capital paulista, abrindo um paralelo com as estratégias usadas em outros países.
[limite de 2.000 visualizações]
VENCIDOS DA VIDA
(Dir.: Rodrigo Areias | Portugal | 2020 | cor & pb | 66 min. | Ficção | 16 anos)
Perspectiva Internacional
Num velho cinema decrépito, várias histórias surgem como fantasmas. Uma compilação de filmes de diversos formatos projeta múltiplas versões de pessoas vencidas pela vida. "Para um homem, o ser vencido ou derrotado na vida depende, não da realidade aparente a que chegou —mas do ideal íntimo a que aspirava". Assim afirmava Eça de Queirós no lema do Vencidos da Vida, grupo informal que reunia personalidades da vida cultural portuguesa no final do século 19.
[limite de 2.000 visualizações]
VIAGEM AO FIM DO MUNDO
(Dir.: Fernando Coni Campos | Brasil | 1968 | p&b | 95 min. | Ficção | 16 anos)
Apresentação Especial
Enquanto aguardam a chamada para o embarque, os personagens são apresentados: uma modelo de publicidade, um time de futebol com seus jogadores e dirigentes, um homem de meia-idade visivelmente nervoso com os possíveis perigos da viagem, duas freiras e um rapaz que, na banca de jornal, procura o que levar para ler durante o voo. Este jovem encontra, entre romances de aventuras e policiais, uma edição de bolso de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ao longo do trajeto, surgem vários conflitos individuais dos passageiros do avião. Entre eles, ganha importância o de uma das freiras, em que o individual e o coletivo se chocam. Premiado no Festival de Locarno.
[limite de 2.000 visualizações]