Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Protagonismo jovem: Juventudes Taubaté realiza série de entrevistas no canal do projeto no YouTube

Maria Laura (18) entrevista a Drag Queen e atriz Alexia Twister para o canal Juventudes Taubaté
Maria Laura (18) entrevista a Drag Queen e atriz Alexia Twister para o canal Juventudes Taubaté

Com o intuito de estabelecer um canal de diálogo com os jovens de Taubaté e região, o grupo Juventudes Taubaté criou uma série de entrevistas virtuais para debater temas de interesse dos jovens da cidade.

Lançado no formato de podcast, o programa vem sendo transmitido ao vivo no canal do projeto no YouTube  desde julho. Nas primeiras edições do programa, o bate-papo foi conduzido pelo educador Álvaro Duarte que trocou uma ideia com alguns dos participantes do grupo.

A evolução da pandemia na cidade também foi tema de um dos episódios desta primeira fase do programa, com participação do estudante de medicina Matteo Celano, que coordenou o canal de dúvidas da prefeitura sobre a Covid-19 em Taubaté.

Uma vez familiarizados com a linguagem, os jovens assumiram o protagonismo das transmissões realizando as entrevistas com os convidados. Em agosto, os programas abordaram o efeito da pandemia na carreira e na vida de artistas da cidade, entrevistando o bailarino taubateano Mateus Vasconcelos e a Drag Queen, artista e atriz taubateana Alexia Twister, que falaram sobre temas variados como saúde mental, depressão, gênero e identidade.

A iniciativa do podcast dá continuidade às coberturas jornalísticas da programação cultural do Sesc Taubaté realizadas pelo grupo, que registrou a passagem de artistas e grupos como Marina Peralta e o Coletivo de Música Taubateana pela unidade e, também,a realização de eventos como o bate-papo "Corpo alvo, Corpo Coletivo", que integrou a programação da ação em rede Juventudes em Foco, no ano de 2019.

Alguns registros das coberturas realizadas pelo grupo antes da pandemia,  assim como a agenda de transmissões dos próximos podcasts, podem ser conferidos nos canais do projeto no Instagram e no Facebook.

Protagonismo

Na exploração deste novo formato, além da linguagem ao vivo, os jovens participam da concepção das pautas, escolha dos entrevistados e possuem liberdade para adaptar o formato dos programas às suas características e talentos.

Participante do grupo há dois anos, Maria Laura (18), conduziu as duas últimas edições do podcast e conta ter se encontrado no papel de entrevistadora. “Eu to adorando fazer parte disso. Eu me descobri fazendo isso. Gosto muito de comunicação e essa entrevista [ao vivo] é uma coisa que eu nunca tinha feito antes’’, afirma a jovem que pretende cursar jornalismo no próximo ano, quando termina o ensino médio.

 “Sempre gostei de arte e comunicação, mas nunca achei que fosse me descobrir nessa área. Porque eu era muito do teatro. E ali no Sesc tive essa oportunidade de entrevistar os artistas. Foi onde eu me descobri. É uma coisa que eu amei fazer’’, complementa, relembrando a participação nas coberturas de shows na unidade antes da pandemia.

Se liga

Gostou?! Clique aqui para conferir os vídeos das entrevistas no canal do Juventudes Taubaté no YouTube.