Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro de gêneros

As orquestras do Movimento Elefante se apresentam no festival<br>Foto: Divulgação
As orquestras do Movimento Elefante se apresentam no festival
Foto: Divulgação

Gosta de Jazz? Prefere Blues? Não conhece nenhum dos dois? Então aproveite a segunda edição do Jazz & Blues 2013 que, de 14 a 24/agosto, acontece em nove unidades do Sesc em São Paulo: Bauru, Catanduva, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Caetano, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté

A proposta é apresentar diferentes vertentes do Jazz e do Blues, celebrando o cruzamento de territórios que traçam a história destes dois gêneros parentes, com raízes nos cantos de trabalho e religiosos dos negros estadunidenses do final do século XIX e início do XX, e que se expandem para diferentes partes do mundo com influências e referências diversas até os dias de hoje.

O elenco internacional é composto por Et Hop e Anne Paceo, da França; Richard Bona, de Camarões; No Square, da Suíça; Wolfgang Multhspiel, da Áustria; The Olatuja Project´s, da Nigéria e Estados Unidos; West Coast Harp Legends, formado por Rod Piazza, Mitch Kashmar e Linwood Slim, The Mannish Boys formado por Sugaray Rayfor, Willie Campbell e Kirk Fletchehr, Sunny War, Doreen Ketchens, David Murray, além de Macy Gray, todos dos Estados Unidos.

Na lista dos brasileiros estão duas orquestras integrantes do Movimento Elefantes (Comboio e Coisa Fina) e, ainda, Lexéu – Letieres Leite Quinteto, Flávio Guimarães, Thiago Cerveira, Alegre Corrêa, Jovino Santos Neto, Ithamara Koorax e os músicos da Brazilian Blues All Stars que acompanhará os norte-americanos do West Coast Harp Legends.

Macy Gray estará no palco como convidada especial de David Murray e sua big band, que preparou repertório para ressaltar influências de Billie Holiday e Betty Davis no clássico estilo de crooner de jazz, que ela irá assumir no show.

O cardápio do festival conta com apresentações singulares como o encontro de três grandes nomes da gaita no show West Coast Harp Legends – Rod Piazza, Mitch Kashmar e Lynwood Slim – em tour mundial inédita, acompanhados pela Brazilian Blues All Stars, banda formada por Ari Borger (piano), Igor Prado (guitarra), Rodrigo Mantovani (baixo) e Iuri Prado (bateria).

O festival também traz tendências inovadoras, como a linguagem do grupo francês Et Hop que emoldura arranjos com projeção de filmes em Super 8, como inspiração para o que vai criar no palco. Oferece a versão afro-cubana do baixista e vocalista camaronês Richard Bona.

Finalmente, a programação procura reproduzir o clima musical de New Orleans com o agito da street band norte-americana Doreen Ketchens, que estará em Taubaté e em Ribeirão Preto, e das street bands brasileiras Centopeia, Mississipi Jazz Band e RP Drixie Brass Band, em apresentações gratuitas que acontecem apenas na unidade de Ribeirão Preto.

o que: Jazz & Blues
quando:

de 14 a 24/agosto

onde:

Sesc Bauru

Sesc Catanduva

Sesc Piracicaba

Sesc Presidente Prudente

Sesc Ribeirão Preto

Sesc São Caetano

Sesc São José do Rio Preto

Sesc Sorocaba

Sesc Taubaté