Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Multicultarilidade na Metrópole

Trabalho escravo, choque cultural e valores comercias da moda<br>Foto: Bernardo Quispe
Trabalho escravo, choque cultural e valores comercias da moda
Foto: Bernardo Quispe

Caminos Invisibles... La Partida, espetáculo da Ocupação Cia. Nova de Teatro, faz últimas apresentações no Sesc Bom Retiro

Um conjunto de teatro documental, vídeos e música, encenado e premiado na Itália, Caminos Invisibles... La Partida conta com a participação de bolivianos em cena apresentando uma visão contemporânea e emergente sobre os processos migratórios. Contexto que vai além dos conflitos relacionados ao trabalho escravo, retratando também o choque entre culturas diferentes e os valores comerciais no universo da moda.

Mesclando música tradicional andina, canto, textos em quéchua e aymará (línguas indígenas da América do Sul), o espetáculo apresenta o encontro dessas raízes, ancestralidades e identidades em confronto com o cotidiano da metrópole e compõe um painel sobre as crises do homem.

A reflexão pelo contraponto entre a imagem acolhedora brasileira e a legislação migratória vigente no país, o debate Imigração Andina - Multicultarilidade na Metrópole (no dia 10/agosto) trará convidados relacionados ao tema. Os discursos evidenciarão as riquezas culturais andinas e o choque que sofrem nesta megalópole, quando ganham o rótulo de “imigrante escravo”, por encontrarem dificuldades na busca pelo trabalho formal.

A Companhia Nova de Teatro, fundada em 2001 pelo diretor Lenerson Polonini em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli, desenvolve um trabalho de pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e do universo das artes visuais, valorizando a experimentação não apenas de uma dramaturgia de autor, mas também das mais diversas escolas vanguardistas.

Indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro na categoria ocupação de espaços não convencionais, o espetáculo participou do Flaac – Festival LatinoAmericano e Africano de Arte e Cultura de Brasília e do Festival Ibero- Americano de Teatro.

A diretora Carina Casuscelli e o diretor artístico Lenerson Polinini conversaram, com exclusividade, com a EOnline sobre o processo de concepção do espetáculo. Assista a seguir aos principais trechos da entrevista:

o que: Caminos Invisibles... La Partida
quando:

até 14/agosto

onde:

Sesc Bom Retiro