Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sal de ervas, uma receita possível

Sal de Ervas - menos sódio mais saúde.
Sal de Ervas - menos sódio mais saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa não consuma mais do que cinco gramas de sal por dia. Entretanto, os brasileiros consomem, em média, 12 gramas (segundo pesquisa).

O excesso de sal na alimentação está associado a doenças do sistema circulatório, doenças coronárias e doenças renais. O sódio, presente no sal e encontrado em alimentos preparados em casa ou industrializados, é o vilão desta história. A quantidade de sódio presente nos alimentos industrializados é apresentada nos rótulos seguidos da Sigla VD (Valor Desejado).

O sal de ervas pode ser uma boa solução para diminuir o consumo de sódio no dia a dia. Existem várias receitas e combinações que podem variar de acordo com seu gosto.


Entre várias possibilidades, o Sesc São Carlos escolheu a sua. A receita é simples e rápida:

10g de manjerona seca;
10g de manjericão seco;
10g de orégano seco;
10g de salsinha seca;
100g de sal comum.

Bater tudo no liquidificador.

Existem outras possibilidades, você pode usar Tomilho, Alecrim, Hortelã, Sálvia, Coentro, Estagrão, Açafrão, Gengibre ou Louro. Escolha quatro ervas a seu gosto e faça sua receita.

Saiba um pouco mais sobre estas ervas:

Tomilho: Versátil na cozinha, é muito saborosa. Além de tempero, pode ser usada também na decoração do prato.

Oregano: O segredo é colocar apenas uma pitada, combinando outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

Salsinha: Desidratada ou em folhas frescas, confere aos pratos um sabor leve e agradável.

Alecrim: A planta confere um gosto leve quando usada na preparação de carnes vermelhas ou peixes. Pode ser usado no arroz e em sopas também, perfumando o prato e a cozinha.

Manjerona: Esta é uma planta da região do Mediterrâneo conhecida por seus usos medicinais. De gosto suave, pode ser usado em arroz, assados, saladas e cozidos.

Manjericão: O manjericão é um tempero muito utilizado na culinária brasileira, podendo ser usado em carnes, peixes, aves, massas e molhos.

Hortelã e Menta: Estas duas plantas são parte de um mesmo gênero. Os sabores são muito parecidos e, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos.

Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. Além de perfumar o prato, podem ser usada em chás.

Sálvia: Esta erva é pouco utilizada, mas fica ótima com massas e aves. A sálvia pode ser usada tanto em pó como as folhas inteiras.

Coentro: Muito presente nas culinárias asiáticas, do Oriente Médio e América hispânica, o coentro também é usado na cozinha do nordeste brasileiro, no sul e sudeste do país. Sua aparência lembra a salsinha, mas o aroma é intenso e o sabor forte e cítrico. Aplaca o sal, equilibra o aroma do peixe, "corta" o peso da gordura nos pratos e alivia a potência de ingredientes picantes. Muito versátil, pode ser usado das folhas até a raiz, como na cozinha tailandesa. Seu talo tem sabor mais pronunciado que as folhas.

Estagrão: Apesar de não ser muito conhecido, pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhas são parecidas com a erva-doce. Experimentar estragão vai garantir um sabor novo, levemente adocicado, à comida.

Açafrão: Está faltando uma cor no seu prato? Invista no açafrão. Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea.

Gengibre: Muito usada na culinária japonesa, o gengibre com seu sabor picante e adocicado, pode ser usado tanto em doces como salgados, além de ser bom acompanhamento para sucos e sopas.

Fontes

Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB)

Portal Saúde do Governo Federal

Sal de ervas é boa opção para reduzir sódio na comida

Menos sal, mais sabor e saúde. Conheça o “sal de ervas”

Temperos substituem o sal e deixam sua comida muito mais saudável

Benefícios de saúde da manjerona